ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Economia

Procon divulga dicas para compras e orienta consumidor a pesquisar preço

Helio de Freitas, de Dourados | 01/12/2016 11:58
Procon também vai intensificar fiscalização em dezembro (Foto: Arquivo)
Procon também vai intensificar fiscalização em dezembro (Foto: Arquivo)

O Procon de Dourados divulgou hoje (1º) uma série de dicas aos consumidores para fazer uma compra segurança no período de Natal. Entre as orientações está a necessidade de pesquisar os preços.

Segundo o diretor do órgão, Rozemar Mattos Souza, o objetivo é orientar o consumidor sobre seus direitos na hora de adquirir qualquer produto ou serviço e prevenir problemas posteriores com troca, prazos e defeitos.

Além da pesquisa, uma das principais orientações do Procon é que o consumidor de preferência para o pagamento à vista, para negociar descontos. “Caso opte por comprar no crediário, informe-se sobre as condições de parcelamento, tais como quantidade e valor das prestações, juros de mora e taxa efetiva anual de juros e acréscimos legalmente previstos; sempre comparando a soma total a pagar com e sem financiamento”.

Conforme o Procon, muita gente não sabe, mas compras efetuadas com cartão de débito ou de crédito sem parcelamento são consideradas como pagamento à vista.

Em época de crise, o órgão também orienta a população a evitar se endividar com as compras de Natal. “Verifique se o valor das prestações não afetará seu orçamento, lembrando-se que no início do ano há várias despesas extras, como IPTU, IPVA, compra de material escolar, dentre outras”.

Eletrodomésticos – O Procon de Dourados orienta o consumidor a sempre solicitar o teste e a demonstração de funcionamento de eletrodomésticos e eletroeletrônicos. “Caso o teste e a demonstração não sejam feitos na própria loja, o consumidor deverá solicitar que essas informações sejam incluídas na nota fiscal e as condições para a troca e exija o certificado ou documento de garantia”.

Já na compra de brinquedos, o consumidor deve ter atenção redobrada. “Verifique se o brinquedo possui selo do Inmetro, observe a faixa etária para qual o brinquedo é destinado e leia atentamente as instruções de uso e as recomendações existentes nas embalagens”, pede o Procon.

Os enfeites de Natal também merecem atenção, segundo o Procon. “Antes de comprar lâmpadas decorativas, pisca-piscas, fios com lâmpadas em série e acendimento contínuo ou controlado, fique atento às instruções. Tomada e plugue devem ser de componentes metálicos em cobre, liga de cobre, alumínio ou latão. Teste sempre antes de comprar e na hora de ligar evite o uso de benjamins, também chamados de ‘Ts’ ou adaptadores”.

Ceitas de Natal – Ao fazer as compras em supermercado, o Procon pede para o consumidor ter em mente a quantidade de pessoas e faça uma lista dos produtos e pesquise preços. Para orientar os douradenses, o órgão vai fazer três pesquisas desses produtos, que serão divulgadas nos dias 5, 15 e 21.

“Não se esqueça de olhar a validade dos produtos e as condições das embalagens. Jamais adquira um produto vencido ou cuja data de validade esteja próxima de vencer se não for consumir o produto em tempo. Fique atento às promoções. Verifique o preço, a quantidade dos produtos e compare com outras marcas. E faça as suas compras com antecedência para evitar filas nos supermercados”, pede o Procon.

Internet – O Procon também faz orientações sobre as compras feitas pela internet, telefone ou catálogos. “Nas compras por telefone ou internet, o consumidor tem o direito de arrependimento, ou seja, poderá desistir da compra no prazo de sete dias a partir da assinatura do contrato ou do recebimento do produto, devendo o fornecedor realizar a restituição imediata da quantia já paga, a qualquer título, pelo consumidor, devidamente corrigida”.

Outro cuidado que o consumidor precisa ter antes de finalizar as compras pela internet é se informar sobre o fornecedor no Procon ou ligação ao estabelecimento comercial e verificar se os dados do boleto conferem com os do fornecedor, como nome e CNPJ.

“Antes de assinar o comprovante de entrega, confira o estado do produto, verifique se todos os componentes indicados na embalagem estão sendo entregues e se o produto está em perfeito estado de funcionamento. Caso contrário recuse o recebimento, fazendo constar na nota fiscal os problemas identificados”, orienta o Procon.

Nos siga no Google Notícias