ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Economia

Procon encaminhará denúncias contra corretores ao CRECI

Redação | 02/05/2010 11:39

O CRECI/MS (Conselho Regional dos Corretores de Imóveis de Mato Grosso do Sul) firmará convênio com o Procon (Coordenadoria de Orientação e Defesa do Consumidor) para que o órgão encaminhe sistematicamente o cadastro de denúncias fundamentadas e não atendidas contra o setor imobiliário.

O acordo foi firmado na última semana, durante palestra proferida pelo superintendente do órgão, Lamartine Ribeiro, no auditório do CRECI/MS, a pedido do presidente da entidade, Eduardo Francisco Castro.

Com a chegada de empresas de fora, alguns casos chegaram ao órgão de defesa consumidor, e o principal problema está relacionado à clareza na formulação do contrato.

Lamartine relata uma situação em que foi cobrado arras, o chamado "sinal", e que o negócio não pôde ser realizado, mas o valor ficou retido e no momento em que o consumidor cobrou explicações foi informado que era a título de pagamento dos honorários do corretor de imóveis. Ocorre que o contrato com o consumidor é apenas de compra e venda do produto e não de prestação de serviços, explicou Lamartine.

O superintendente aproveitou para alertar os profissionais de que a venda casada é proibida e que pelo CDC (Código de Defesa do Consumidor) é preciso prever fatores que possam impedir a realização do negócio que estejam fora do alcance do comprador, como a possibilidade de o banco negar a aprovação do financiamento.

Ele lembrou que em caso de retenção de parte do sinal para cobrir custos decisões judiciais têm fixado valores entre 10% e 20%.

Outro assunto levantado por Lamartine e que será encaminhado pelo Conselho é a mobilização pela desvinculação das contas de água e luz do imóvel, passando a ser vinculadas ao CPF do contratante dos serviços. Para o superintendente do Procon, nos atuais moldes, o inadimplente é premiado, ao passo em que o proprietário do imóvel acaba tendo que assumir faturas atrasadas se quiser alugá-lo novamente ou vendê-lo.

Curso - No dia 4 de maio, às 18 horas, o CRECI/MS oferece o curso "Captação de Imóveis com Exclusividade", com o presidente do CRECI de Goiás, Oscar Hugo Monteiro Guimarães.

As vagas são limitadas e é preciso fazer a reserva antecipada pelo telefone 3325-5557. Os primeiros 100 corretores de imóveis inscritos receberão gratuitamente a apostila e os demais poderão adquiri-la ao custo de R$ 20,00.

A programação do ciclo de palestras pode ser acompanhada no site do CRECI/MS

Nos siga no Google Notícias