ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Produtor investe em tecnologia e dobra cultivo de grãos em 10 anos

Caroline Maldonado | 06/11/2014 08:08
Produtores investem em tecnologia e dobram produção, ampliando área em apenas 36%  (Foto: Marcos Ermínio)
Produtores investem em tecnologia e dobram produção, ampliando área em apenas 36% (Foto: Marcos Ermínio)

O cultivo de grãos mais que dobrou em Mato Grosso do Sul nos últimos dez anos. Investindo em tecnologia, os produtores conseguiram aumentar a produtividade em 63,5% e ampliaram a área em 36,6%. Com isso, a produção cresceu 123%, passando de 6,5 milhões de toneladas na safra 2003/04 para 14,5 milhões de toneladas na temporada 2013/14, segundo levantamento feito pela Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul).

A produção de carne bovina, por sua vez, subiu 27% no mesmo período, ficando em 950,5 milhões de toneladas em 2013. O desenvolvimento do agronegócio na última década é reflexo do profissionalismo do produtor rural e sua atuação em relação à sustentabilidade, na avaliação do presidente da Famasul, Eduardo Riedel. "Apesar da produção ter dobrado no período analisado, a área destinada ao plantio cresceu em patamares menores devido ao aumento da produtividade, alcançado com adoção de tecnologia", explica Ridel, ao lembrar que hoje, o agricultor planta quase quatro mil quilos de grãos por hectare.

Para discutir os resultados dos últimos anos e metas para os próximos, produtores se reúnem nesta sexta-feira (7), na sede da Famasul, a partir das 7h30, para o “MS Agro”. O evento tem como tema “ Novo Governo: perspectivas econômicas e políticas para o Brasil”. O objetivo é fomentar a discussão de temas estratégicos para a competitividade do agronegócio de Mato Grosso do Sul, analisando a eficiência nos processos políticos e econômicos.

Durante o encontro, o economista e professor universitário, Eduardo Gianetti, ministrará a palestra "Conjuntura atual e perspectivas econômicas brasileiras". Haverá ainda um talk show, com a participação do palestrante e do presidente da Famasul para debater as “Perspectivas Econômicas e Políticas para o Brasil” que terá como mediador o jornalista Heraldo Pereira.

Também confirmaram participação no evento, a deputada federal eleita, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias e deputado federal reeleito, Luiz Henrique Mandetta. Na edição passada, o evento contou com a participação de 230 pessoas, entre produtores, profissionais e estudantes ligados ao agronegócio, de acordo com a Famasul.

Nos siga no Google Notícias