A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 27 de Julho de 2017

20/06/2017 12:13

Projeto municipal quer incentivar o cultivo de hortas terrenos baldios

Priscilla Peres

Proposta de Lei em tramitação na Câmara de Vereadores quer preencher terrenos baldios de Campo Grande com hortas, ou outras atividades de agricultura urbana. A ideia também visa gerar mais emprego e renda a moradores, além de alimentação de qualidade.

O projeto é de autoria dos vereadores Ademir Santana (PDT) e Professor João Rocha (PSDB). De acordo com o texto, o cultivo será feito com mão de obra local, através de parceria de gestão compartilhada com a iniciativa privada, associações de bairros e entidades governamentais e não governamentais.

Nos terrenos públicos, o projeto prevê contrato de cessão. Os terrenos particulares devem ser previamente cadastrados junto ao município. O programa, além de gerar renda nos bairros da Capital, poderá incentivar a limpeza de terrenos onde há proliferação de ratos, insetos e outros animais peçonhentos.

“O projeto de agricultura urbana tem vários motivos para acontecer, mas a ideia surgiu mesmo porque a minha trajetória foi construída na periferia, e sempre me chamaram a atenção as áreas públicas ociosas que têm servido de depósito de lixo e foco de doenças, causadas, principalmente, por mosquitos e animais peçonhentos”, destaca Ademir Santana.

Para João Rocha, o projeto agrega em diferentes áreas. "Caso seja aprovado e implementado pela Prefeitura, o programa de agricultura urbana vai movimentar a economia campo-grandense, trazendo renda e paralelamente levando mais segurança, saúde e educação para nossos bairros. Além disso, o Poder Executivo poderá comprar parte dessa produção com desconto, gerando economicidade nos gastos públicos", afirma.

 

O projeto também deve fortalecer o Cinturão Verde, suprindo a deficiência no abastecimento dos hortifrutis em Campo Grande. Para a implementação do programa, a Prefeitura deverá levar em conta as diretrizes estabelecidas na Lei de Zoneamento, que dividiu a cidade em sete zonas urbanas, e a Lei de Impacto de Vizinhança.

Programa vai criar hortas em escolas municipais de Campo Grande
Foi instituído pela prefeitura de Campo Grande o programa "Horta Escolar", que será realizado nas escolas da Reme (Rede Municipal de Ensino) e irá pr...
Em programa de hortas, crianças aprendem cultivo e sabor de verduras e legumes
Com a finalidade de atender a população em situação de risco alimentar, associações de bairros, cooperativas e escolas da rede municipal de educação,...
Temer prorroga prazo de saque do FGTS inativo em casos especiais
O presidente Michel Temer prorrogou a data limite para saque das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) nos casos em que o b...
Dólar fecha de novo em baixa após banco central dos EUA manter juros
O dólar aprofundou as perdas nesta tarde de quarta-feira, 26, após a decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed), que ressaltou em comunic...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions