ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 27º

Economia

Fiems lança Pronatec que oferece 9,4 mil vagas em 83 cursos gratuitos do Senai

Edmir Conceição* | 25/10/2011 16:25

Ao todo são 6.711 vagas em 64 cursos gratuitos de qualificação e 2.689 vagas em 19 cursos gratuitos de nível técnico distribuídos por 11 cidades

Ensino técnico vai atender demanda por mão de obra qualificada, que teve demanda ampliada com expansão industrial. (Foto: Fiems)
Ensino técnico vai atender demanda por mão de obra qualificada, que teve demanda ampliada com expansão industrial. (Foto: Fiems)

O Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) foi lançado nesta terça-feira no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, em Campo Grande. Ao lançar o programa, o presidente da Fiems, Sérgio Longen, destacou que se trata de um Programa construído pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) com o Governo Federal para atender as demandas da indústria por mão de obra qualificada de maneira produtiva e verdadeiramente democrática.

“É a iniciativa privada produzindo novas oportunidades que vão transformar a vida de milhões de pessoas pelo Brasil afora, com oportunidades reais de emprego. Inclusão social se faz com trabalho”, ressaltou.

Em Mato Grosso do Sul, o Senai, Senac e IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) oferecerão 12.340 vagas em 138 cursos gratuitos de educação profissional distribuídos pelas cidades de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Deodápolis, Dourados, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Rio Verde, Sidrolândia, Sonora, Ponta Porã e Três Lagoas nos anos de 2011 e 2012. Além de estudantes do Ensino Médio da rede pública de educação, também poderão participar do Programa os beneficiários do Bolsa Família, agricultores e os povos indígenas.

Sérgio Longen destaca que a participação do Senai no Pronatec é de 76%, oferecemos um total de 9.400 vagas em 83 cursos gratuitos de educação profissional nas cidades de Campo Grande, Corumbá, Deodápolis, Dourados, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Rio Verde, Sidrolândia, Sonora e Três Lagoas. “Para dar conta do aumento do número de alunos, já estamos contratando 102 professores e instrutores. É importante ressaltar que todos os alunos que se matricularem no Senai receberão o acompanhamento pedagógico do Sesi para aprimorar seus conhecimentos em matemática, português e ciências”, completou.

Parcerias - O presidente da Fiems acrescenta que é um Programa que alia os sonhos e as esperanças de todas as pessoas que serão beneficiadas com a experiência de entidades que tem um compromisso histórico com a qualificação profissional no País. “Vamos ampliar nossos cursos para um público diversificado e esta é uma lógica que já estamos aplicando em Campo Grande, levando os cursos do Senai diretamente às comunidades. Trata-se de uma ação que iniciamos em março e que já beneficiou 17 regiões da cidade, atendendo mais de 2,2 mil pessoas, que já se formaram ou estão sendo qualificadas. É a descentralização metropolitana do Senai”, pontuou.

Já o governador André Puccinelli reforçou que o crescimento industrial obriga o investimento em qualificação e a iniciativa de criação do Pronatec é uma maneira de enxergar boas perspectivas para o futuro de Mato Grosso do Sul. “Por meio desse Programa, caminhamos com celeridade no oferecimento de mão de obra qualificada. O Estado só avançará com aprendizagem e atualização, que possibilitam, cada vez mais, a disponibilidade de profissionais capacitados para suprir a demanda do mercado”, pontuou. Ele também colocou à disposição do Sistema S as 183 escolas da rede estadual de educação para a realização dos cursos profissionalizantes nas cidades onde não há unidades do Senai e Senac.

O presidente da Fecomércio, Edison Araújo, ressaltou a participação do Senac no Pronatec, podendo proporcionar aos alunos o desenvolvimento profissional tão necessário neste momento. “O objetivo é capacitar esses jovens nas áreas de atuação da Fecomércio e, posteriormente, assim que diagnosticada a demanda do mercado, já encaminhá-los para trabalhar. Hoje, a necessidade por profissionais qualificados no Estado é muito grande e, mesmo com o trabalho das entidades parceiras, fica difícil solucionar esse gargalo, mas todos estão fazendo sua parte e esse é o caminho a ser seguido”, disse.

A pró-reitora de ensino de pós-graduação do IFMS, Marcelina Teruko Fujii Maschio, reforçou que o Pronatec é a oportunidade da entidade se consolidar no Estado. “Estamos há pouco tempo instalados em Mato Grosso do Sul e essas parcerias com a Fiems e a Fecomércio são de extrema importância para que o Pronatec seja executado com êxito”, avaliou.

O programa - Do total de 9.400 vagas em 83 cursos gratuitos de educação profissional disponibilizadas pelo Senai, 6.711 vagas são em 64 cursos gratuitos de qualificação e 2.689 vagas são em 19 cursos gratuitos de nível técnico distribuídos por Campo Grande, Corumbá, Deodápolis, Dourados, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Rio Verde, Sidrolândia, Sonora e Três Lagoas. Neste primeiro momento, poderão participar do Pronatec alunos do 2º e 3º anos do Ensino Médio das escolas públicas, enquanto, em breve, serão abertas vagas para soldados das Forças Armadas, solicitantes do Seguro Desemprego e beneficiários do Programa Bolsa Família e seus dependentes.

Excepcionalmente, para os cursos de FIC (Formação Inicial e Continuada) com início em 2011, foram destinadas vagas à Bolsa na modalidade Estudante. O Senai destinará vagas, prioritariamente, para estudantes da EJA (Ensino Médio), do Ensino Médio no turno noturno, do 3° ano do Ensino Médio, do Ensino Médio em unidades prisionais e em unidades educacionais de internação. Os interessados poderão fazer a seleção e pré-matrícula em 1ª chamada de 3 a 8 de novembro nas escolas da rede estadual, sendo que a confirmação de matrícula em 1ª chamada será de 9 a 14 de novembro nas unidades do Senai.

Já a confirmação de matrícula em 2ª chamada será no período de 16 a 18 de novembro nas unidades do Senai, sendo que o início das aulas está programado para o dia 21 de novembro. No caso dos cursos técnicos, o Senai destinará as vagas, prioritariamente, para estudantes do 1º e 2º ano do Ensino Médio de escolas públicas da rede estadual, sendo que os interessados terão de fazer o Processo Seletivo Unificado de Verão 2011/12, cujo o período de inscrições será de 3 de novembro a 1º de dezembro, com as provas sendo aplicadas no dia 11 de dezembro. A divulgação do gabarito será no dia 12 de dezembro e o resultado final será publicado no dia 16 de dezembro, com as matrículas dos aprovados em 1ª chamada no período de 19 a 23 de dezembro, enquanto em 2ª chamada será no período de 9 a 20 de janeiro de 2012, com o início dos cursos no dia 6 de fevereiro de 2012.

Serviço – Mais informações sobre os cursos do Senai no Pronatec podem ser obtidas pelo site www.vocenaindustria.com.br

(*) Com informações do Núcleo de Comunicação do Sistema Fiems

Nos siga no Google Notícias