ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Economia

Queimadas controladas estão proibidas em MS desde segunda-feira

Priscilla Peres | 03/08/2016 13:42

Desde o dia 1° de agosto, produtores rurais estão proibidos de realizar queimadas controladas, principalmente devido ao período de estiagem. O prazo segue até setembro para a região do Planalto e em outubro para o Pantanal.

O Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS) alerta para o prazo e para as quatro exceção, que podem ser feitas desde que tenham autorização do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de MS).

A primeira exceção refere-se à queima de canaviais, permitida por ser um método despalhador e facilitador de corte de cana-de-açúcar em unidade agroindustrial; a segunda trata-se da queima da palhada resultante da colheita mecanizada de sementes. Está fora da proibição também os cursos de capacitação promovidos sobre o tema, referente a membros do Comitê de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais.

A quarta exceção, destacada pela consultora técnica do Sistema Famasul, Daniele Coelho, está relacionada à queima controlada de restos de agropastoris como método de manejo e controle fitossanitário e de vetores. Esse item foi incluído hoje na relação.

“Fora esses quatro tipos de casos citados, a nossa orientação é para que o produtor respeite este prazo, ainda mais considerando que, neste período, em que a estiagem é maior, os efeitos da queimada são alarmantes e afetam a produção e a qualidade de vida”, reforça Daniele.

Nos siga no Google Notícias