A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 25 de Maio de 2018

18/03/2011 10:23

Receita diz que prazo para declaração de IR não muda para quem está no Japão

Daniel Lima, da Agência Brasil

A Receita Federal não pretende alterar o prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda dos brasileiros que estão no Japão e avalia que ainda é cedo para tomar qualquer tipo de decisão em relação ao assunto. O prazo, que começou no dia 1º de março, vai até 29 de abril. Para a Receita, é provável que não haja a necessidade de mudanças para os brasileiros que estão no Japão porque ainda faltam 42 dias para o prazo final.

Há uma semana, um terremoto que atingiu 9 graus na escala Richter e provocou um tsunami causou danos à infraestrutura do Japão, com racionamento de energia e riscos de uma crise nuclear.

Segundo a Receita, os brasileiros que estão no Japão e precisam declarar terminarão encontrando uma forma de enviar os dados ao Fisco pela internet, único meio disponível a partir deste ano, já que os formulários de papel deixaram de ser aceitos.

O órgão não sabe o número de contribuintes que estão no Japão e são obrigados a declarar este ano, mas estima que a maioria exerce atividades mais voltadas àquele país, portanto, não têm obrigações com a Receita Federal do Brasil.

O Banco do Brasil, por exemplo, tem 164 funcionários no Japão de várias nacionalidades e pouco mais de dez têm obrigações com o Fisco brasileiro, segundo a assessoria do banco. Já a companhia Vale tem 21 empregados no escritório de Tóquio, dos quais apenas um é brasileiro.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions