ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Reconhecido como livre de aftosa no Brasil, MS mira certificado internacional

Nesta segunda, Ministério da Agricultura reconheceu nacionalmente o status em MS e mais 16 estados

Por Izabela Cavalcanti | 25/03/2024 11:37
Boiada em fazenda de Mato Grosso do Sul (Foto: Chico Ribeiro)
Boiada em fazenda de Mato Grosso do Sul (Foto: Chico Ribeiro)

Após Mato Grosso do Sul conseguir o reconhecimento nacional como livre da febre aftosa sem vacinação, o Governo do Estado já mira na certificação internacional até maio de 2025.

Nesta segunda-feira (25), o Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) publicou portaria no Diário Oficial da União oficializando o status, que já ocorre no Estado desde 2023.

Os estados do Amapá, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Roraima, São Paulo, Sergipe, Tocantins e o Distrito Federal também foram reconhecidos.

“Esse é já um caminho para reconhecimento internacional. Mato Grosso do Sul fez a última vacinação em novembro de 2022 e vem trilhando agora para fazer todo o protocolo para o reconhecimento internacional da Organização Mundial de Saúde Animal”, explicou o diretor-presidente da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), Daniel Ingold.

Ainda de acordo com ele, a previsão é de que seja analisado em maio de 2025. “Estamos finalizando a sorologia e já passamos a documentação para o Mapa, e no dia 2 de maio o trânsito vai ser interrompido com quem ainda continua a vacinar. Essa documentação é levada em setembro para o Ministério, e faz todo um protocolo que encaminha para a Organização Mundial de Saúde Animal e o pleito vai ser analisado no mês de maio de 2025, aí vai ter a certificação internacional”, pontuou Ingold.

O presidente da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), Guilherme Bumlai, também enfatiza que esse é um passo a mais para o reconhecimento internacional.

“Essa portaria é um reconhecimento nacional que faz parte do processo do reconhecimento internacional pela Organização Mundial de Sanidade Animal que deverá ocorrer em 2025. Portanto, na prática ainda não será possível o trânsito de animais para áreas já reconhecidas internacionalmente, mas é um procedimento importante dentro dos critérios necessários para que a gente possa ser reconhecido no ano que vem”, destacou.

O processo de transição de zonas livres de febre aftosa com vacinação para livre sem vacinação está previsto no PNEFA (Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa). A meta para que o Brasil se torne totalmente livre de febre aftosa sem vacinação é até 2026.

Desde 2023 - O status de área livre de febre aftosa sem vacinação começou em 2023, depois que concluiu em novembro de 2022 a última etapa para obter o título pelo Ministério da Agricultura. Mas ainda não havia sido reconhecido.

Com isso, Mato Grosso do Sul passará a ostentar o mais elevado selo de sanidade, abrindo caminho para que os produtos pecuários oriundos do Estado possam acessar os mercados mais exigentes do mundo.

Em abril de 2023, a Iagro publicou portaria que proíbe o uso de vacinas contra a febre aftosa no Estado. A medida segue as diretrizes do PNEFA.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias