ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Repatriação ajuda, mas não resolve todos os problemas, diz secretário de Fazenda

Paulo Nonato de Souza e Elci Holsback | 23/11/2016 17:23
Secretário de Estado de Fazenda, Márcio Monteiro, na entrevista coletiva desta quarta-feira (Foto: Elci Holsback)
Secretário de Estado de Fazenda, Márcio Monteiro, na entrevista coletiva desta quarta-feira (Foto: Elci Holsback)

O secretário de Estado de Fazenda, Márcio Monteiro, disse nesta quarta-feira, durante entrevista coletiva, que os recursos a serem repassados pelo Governo Federal referentes ao programa de regularização de bens e ativos no exterior, como parte das medidas propostas na tentativa de equilibrar as contas públicas no País, são necessárias, mas não o bastante para resolver os problemas financeiros dos estados.

“É evidente que os valores referentes a repatriação ajudam momentaneamente os estados, mas os estados assim como a União tem que ter medidas de austeridade para que busquem o equilíbrio fiscal que hoje o Brasil não tem, desde a questão da Previdência, sem dúvida um dos grandes problemas das gestões públicas no País, e Mato Grosso do Sul não é diferente disso”, declarou.

Esta semana, o Governo Michel Temer (PMDB) reconheceu que os estados têm direito a parte dos recursos arrecadados por meio do Imposto de Renda com a cobrança de multas pagas por quem aderiu ao programa de regularização de bens e ativos no exterior, conhecido como repatriação. A vice-governadora Rose Modesto (PSDB), que ontem (22), representou o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) na negociação, anunciou que o acordo com a União vai render, ainda neste ano, de R$ 100 milhões a R$ 120 milhões para os cofres de Mato Grosso do Sul.

“Mas independente dos valores referentes aos recursos da repatriação, todos os estados terão que ser austeros nas suas contas. Temos a questão dos aumentos de custeio, que vão desde pessoal até o aumento de energia, combustível, enfim, são coisas que não acompanham a evolução da receita. E como tem dito o governador Reinaldo, a receita é não gastar mais do que recebe. E cabe aos gestores públicos, incluindo nós, os secretários, a missão de fazer essa adequação”, ressaltou Márcio Monteiro.

Nos siga no Google Notícias