ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Retomada do desconto de energia será discutida dia 17

Redação | 05/08/2009 16:40

A possibilidade de retomada do "Programa Energia Extra", que permite a aquisição de energia elétrica a baixo custo no horário de pico, das 17h30 às 20h30, será discutida no próximo dia 17, em Brasília.

Participam da reunião o presidente da Fiems, Sérgio Longen, o vice-presidente da Enersul, Sidney Simonaggio, o vice-presidente da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, Delcídio do Amaral (PT-MS) e o diretor-presidente da Aneel, Nelson Hubner.

Em 1º de maio deste ano, a agência reguladora baixou portaria impedindo a venda de energia elétrica para cerca de 500 empresas do Estado a preço mais barato, o que elevou o valor do quilowatt/hora (kw/h) no horário de pico de R$ 0,35 para R$ 1,60.

Longen explica que a intenção é obter da agência de regulação autorização para que a Enersul prorrogue por mais 60 dias a manutenção do programa, até que seja definida uma proposta semelhante de desconto.

Desta forma, de acordo com Longen, as indústrias beneficiadas não serão obrigadas a promover demissões, norteadas pelo aumento do custo de energia.

"A concessionária de energia no Estado já tinha prorrogado até o dia 31 de julho a manutenção do Energia Extra, mas, devido às perdas financeiras que estava acumulando com a determinação da Aneel, suspendeu o programa desde o dia 1º de agosto", detalhou o presidente da Fiems.

Ele informa que as 500 indústrias que se utilizavam do programa estão migrando para geradores de energia ou já iniciaram as demissões de funcionários.

O risco de demissão devido ao fim do programa também já preocupa o STIACG (Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias da Alimentação de Campo Grande).

Nos siga no Google Notícias