ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Safra da soja começa em MS com previsão de colher 7 mi de toneladas

Priscilla Peres e Helio de Freitas | 26/01/2017 14:59
Previsão aumenta produtividade de 49,5 sacas para 51,5 sacas. (Foto: Helio de Freitas)
Previsão aumenta produtividade de 49,5 sacas para 51,5 sacas. (Foto: Helio de Freitas)

Mato Grosso do Sul inicia hoje, oficialmente, a colheita da safra de soja 2016/2017. A previsão é de colher 7,6 milhões de toneladas, montante 5,5% maior que na safra passada. As expectativas também são boas para a produtividade que subiu de 49,5 sacas por hectare para 51,5 sacas.

Entre os municípios, Ponta Porã, na fronteira com o Paraguai, se destaca como o segundo maior produtor de MS. Não por acaso, foi lá o evento de lançamento da colheita nesta manhã, com previsão de colher 630 mil toneladas de soja contra 608 mil na safra anterior.

A governadora em exercício, Rose Modesto (PSDB), esteve no evento e disse que o agronegócio traz equilíbrio e representa a esperança no país. "A abertura da safra nacional em MS é motivo de orgulho e mostra a importância do Estado no setor, que é quinto maior produtor de soja no país".

De acordo com ela, cabe ao governo oferecer a estrutura que o produtor precisa como estradas em condições para escoar a safra. Diante disso, lembrou que em 2016, o governo investiu R$ 150 milhões do Fundersul (Fundo de Desenvolvimento do Sistema Rodoviário de MS) para recuperar 3 mil km de estradas de terra para atender produtores rurais. E a meta é chegar a 5 mil km em 2017.

Rose Modesto e demais autoridades no evento desta manhã. (Foto: Helio de Freitas)
Rose Modesto e demais autoridades no evento desta manhã. (Foto: Helio de Freitas)

O ministro interino da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Eumar Novacki, disse que o agronegócio é responsável por 22% do PIB (Produto Interno Bruto) do país e por quase metade das exportações. "Não faltou alimento na mesa do brasileiro com a crise, porque esse setor jamais deixou de acreditar no Brasil, mesmo com tantas decepções".

Segundo ele, a meta do ministério é desburocratizar e simplificar para ampliar o apoio ao produtor rural. Em cinco anos, o Mapa quer passar de 7% para 10% a participação do agro no mercado mundial.

"O produtor apontou a burocracia como principal entrave do governo ao setor. Quase 300 demandas do setor serão resolvidas. A maioria é de simples solução. Só faltava vontade política", disse.

O presidente da Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária), Maurício Saito, ressaltou o setor ai dizer que até 2050, segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), mundo terá aumento de demanda de 70% por alimentos.

"Somos imprescindíveis para esse objetivo e temos de melhorar nossa comunicação com a população, mostrar a importância da agricultura para o mundo"

Foi realizada solenidade na manhã de hoje, em Ponta Porã.  (Foto: Helio de Freitas)
Foi realizada solenidade na manhã de hoje, em Ponta Porã. (Foto: Helio de Freitas)

Polêmica - Claro que durante o evento, as autoridades ligadas ao agronegócio não iam deixar de, mais uma vez, criticar o samba e enredo da escola de samba Imperatriz Leopoldinense, que este ano tem como tema “Xingu – O clamor que vem da Floresta”.

Com discurso inflamado e focado no assunto, o presidente da Aprosoja Brasil, Marcos da Rosa, criticou enredo da escola de samba. Disse que o Brasil só ocupa 8% do território com agricultura, sendo 3% com soja e "já faz um barulho no mundo todo". Para ele, "o desafio é aumentar a produtividade para produzir mais grãos e dar uma resposta aos críticos".

Marcos foi além ao dizer que "ensinam coisas erradas nas escolas dos nosso filhos", ressaltando que que a visão que se tem da agricultura tem que começar mudando a propaganda negativa nas escolas.

Segundo ele, a soja emprega 7,5 milhões de pessoas no país e que a população pode consumir produtos da agricultura sem medo. "Podem comer abobrinha. A Anvisa atesta que nossos produtos são seguros, porque o agrotóxico usado não deixa resíduos a ponto de fazer mal para a saúde".

A deputada federal Tereza Cristina (PSB), também fez suas considerações sobre o tema, dizendo que "a produção de soja é a locomotiva do Brasil. Ameaçamos o mundo mas ainda precisamos ser conhecidos. Ainda tem gente que insiste em falar mal do agro brasileiro. Nós somos bons".

Ela ainda criticou quem acusa o produtor de acabar com o meio ambiente."Produzindo alimentos vamos desconstruir essa ideologia contra o agro. O produtor precisa do mínimo de tranquilidade para poder produzir. MS é uma Ferrari só precisam deixar a gente colocar gasolina azul para disparar".

 Autoridades durante a colheita hoje. (Foto: Helio de Freitas)
Autoridades durante a colheita hoje. (Foto: Helio de Freitas)
Nos siga no Google Notícias