ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  28    CAMPO GRANDE 32º

Economia

Saque emergencial FGTS: veja o passo a passo para saber qual saldo disponível

Caixa Econômica Federal já liberou dois lotes: para nascidos em janeiro e fevereiro; calendário continua na segunda-feira

Liniker Ribeiro | 08/07/2020 06:51
Valores disponíveis em conta digital também poderão ser utilizados em estabelecimentos com maquininhas da Rede Tendência (Foto: Marcos Maluf)
Valores disponíveis em conta digital também poderão ser utilizados em estabelecimentos com maquininhas da Rede Tendência (Foto: Marcos Maluf)

A Caixa Econômica Federal já liberou dois lotes do saque emergencial do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), para nascidos nos meses de janeiro e fevereiro, mas nem todo mundo tem consciência de que podem ter valores disponíveis em conta. A consulta para saber se você tem direito, ou não, a valores que podem chegar a R$ 1.045 pode ser feito pela internet, aplicativo ou telefone.

“Muitas pessoas não sabem que tem saldo residual. Talvez de uma empresa que trabalhou no passado e o dinheiro acabou ficando lá. Agora, com o auxilio, o governo também liberou o saque do FGTS e a consulta é rápida e simples”, ressalta Maristeu Ceolin, diretor comercial da Rede Tendência.

Pela internet, a consulta pode ser feita por meio da página da Caixa Econômica. O acesso é feito pelo endereço eletrônico  fgts.caixa.gov.br.

Ao acessar o site, clique em Saque Emergencial FGTS para consultar valores e as datas para liberação dos lotes. Na próxima página, preencha o cadastro rápido, que exigirá o número de seu CPF (Cadastro de pessoas físicas) ou NIS (Número de Identificação Social), PIS, Pasep.

Siga com o cadastro e preencha a senha utilizada para acessar informações na página do trabalhador, na internet. Caso ainda não tenha, clique em Cadastras ou esqueceu a senha?  Em seguida você deverá preencher o número do telefone celular para contato e, por fim, terá acesso a descrição dos valores, assim como o total que poderá sacar. Confira abaixo o vídeo com detalhes do processo de consulta.



O mesmo pode ser feito por meio do aplicativo FGTS, disponível de graça para baixar nas lojas de aplicativos de aparelhos IOS ou Android. Confira o vídeo com o passo a passo da consulta em aparelhos móveis.



A Caixa também disponibiliza o telefone 111 para atendimento e informações sobre o saque emergencial do FGTS.

Em Mato Grosso do Sul, 900 mil trabalhadores terão direito ao saque emergencial do FGTS, no total de R$ 500 milhões. O crédito em conta começou a ser feito no dia 29 de junho, para nascidos em janeiro.

Ajuda – Assim como o Auxílio Emergencial, o valor disponibilizado pelo Governo Federal pelo FTGS Emergencial também poderá ser utilizado em estabelecimentos que possuam maquininhas da Rede Tendência. É o que explica Ceolin.

“Mesmo que a pessoa não tenha conta corrente, pode fazer o cadastro e usar o saldo em qualquer estabelecimento comercial que tenha a maquininha Tendência. Não tem segredo”, ressalta.

Como funciona - A ferramenta permite o débito do FGTS Emergencial na maquininha de cartão de mercados conveniências, farmácias, hortifrútis, entre outros segmentos.

Para fazer uso do valor, é necessário que a pessoa acessa o aplicativo FGTS, faça cadastro e crie uma conta digital. Feito isso, a pessoa será direcionada para a mesma conta Auxílio Emergencial, assim, o FGTS poderá ser utilizado da mesma forma que o benefício.

A alternativa foi disponibilizada pela Rede Tendência, que soma 6 mil pontos de venda em todo o Estado. O pagamento é simples. Ao invés de sacar o dinheiro na agência, a pessoa baixa o aplicativo FGTS e, por ele, gera um cartão virtual, com número, data de validade e código de verificação.

Nos locais habilitados pela Rede Tendência, devidamente sinalizados com adesivos e banners, o beneficiário informa que vai pagar com o FGTS emergencial. O lojista seleciona a opção direto na maquininha, onde também informa valor da compra, CPF do cliente e código de verificação dinâmico, gerado na hora pelo aplicativo FGTS.

Confira abaixo o calendário para saque do FGTS emergencial.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade


Nos siga no Google Notícias