ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Economia

Secretaria fará divulgação mensal para prefeitos acompanharem ICMS

Em 2020, segundo prévia já divulgada, 24 municípios terão redução do índice

Marta Ferreira e Leonardo Rocha | 08/07/2019 13:27
Reinaldo diz que rateio o ICMS obedece questões técnicas, mas ainda assim fará divulgação mês a mês para acompanhamento pelos prefeitos. (Foto: Henrique Kawaminami)
Reinaldo diz que rateio o ICMS obedece questões técnicas, mas ainda assim fará divulgação mês a mês para acompanhamento pelos prefeitos. (Foto: Henrique Kawaminami)

Mensalmente, a Sefaz (Secretaria de Fazenda de Mato Grosso do Sul) vai divulgar, a partir deste ano, dados sobre a arrecadação de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para acompanhamento pelos prefeitos. A informação foi dada pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB), durante agenda para entrega maquinário agrícola na Praça Ary Coelho, em Campo Grande.

A medida é uma resposta a prefeitos que reclamaram da diminuição no índice definidor do repasse de imposto para 2020. Reinaldo, ao falar do assunto, defendeu que as regras para distribuição do tributo são técnicas e dependem, muito, do andamento da economia. “Até porque existe oscilação tanto no Estado quanto nos municípios”, disse.

Azambuja exemplificou com o fato de que 75% do montante vem do chamado valor adicionado, nada mais que as entradas e saídas de receita nos municípios. “Muitas vezes, a economia dos municípios diminui de tamanho”, afirmou.

Prévia – Divulgada no dia 28 de junho, a prévia do índice de repartição do exame para 2020 indica redução do percentual de Campo Grande, Dourados, Corumbá e mais 21 cidades.

No caso da Capital, dona do mais alto percentual no rateio, o índice pode recuar dos 20,17% aplicados em 2019 para 18,04% no próximo exercício. As prefeituras têm até o dia 28 deste mês para recorrer dos percentuais definidos. Segundo o governador afirmou nesta manhã, o diálogo está aberto.

Nos siga no Google Notícias