ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JUNHO, QUINTA  20    CAMPO GRANDE 32º

Economia

Segunda parcela do 13º começa a ser paga nesta sexta-feira

Quem ganha um salário mínimo receberá primeiro. Aqueles que ganham mais receberão a partir do dia 3 de junho

Por Natália Olliver | 24/05/2024 09:59
Aposentados e pensionistas em agências do INSS, em Campo Grande (Foto: Marcos Maluf\Arquivo)
Aposentados e pensionistas em agências do INSS, em Campo Grande (Foto: Marcos Maluf\Arquivo)

A partir desta sexta-feira (24), a segunda parcela do 13º salário dos aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começa a ser depositada. O valor estará disponível de forma antecipada e o benefício será pago até dia 7 de junho para mais de 33,6 pessoas no país. Serão contemplados primeiro aqueles que ganham um salário mínimo, o que equivale a R$ R$ 1.412 por mês. Em seguida, no dia 3 de junho, àqueles que recebem mais de um salário.

O pagamento é feito conforme o dígito final do NIS (Número de Inscrição Social). Para conferir a data do depósito, basta acessar o aplicativo ou site ‘Meu INSS’.  Depois, o segurado deve informar o CPF (Cadastro de Pessoas Física) e a senha do Portal do Governo. Na sequência, basta acessar "extrato de pagamento" na página inicial e escolher a data de início e fim da consulta.

A consulta também pode ser feita pelo telefone, através do número 135. O atendimento telefônico está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h, na ligação, o cidadão deve informar o número do CPF.

Confira o calendário de pagamento para quem ganha um salário mínimo:

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Calendário de pagamento para quem ganha mais de um salário mínimo: 

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

O decreto com a antecipação do 13º foi assinado em março pelo presidente Lula. Este é o quinto ano seguido em que os segurados do INSS recebem o benefício antes das datas tradicionais, em agosto e em dezembro. Durante os anos de 2020 e 2021 o pagamento ocorreu mais cedo por causa da pandemia de covid-19. Em 2022 e 2023, as parcelas foram pagas em maio e junho.

Direito - O décimo terceiro salário, também conhecido como gratificação natalina, é um direito anual dos trabalhadores regidos pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). A Lei 4.090 de foi estabelecida 1962 e garante que todos os trabalhadores sob esse tipo de contratos tenha direito a esse benefício, que sempre é pago em uma ou duas parcelas.

A primeira parcela corresponde até 50% do valor total devido Já a segunda vem acompanhada dos descontos de IR (Imposto de Renda). O pagamento pode variar conforme cada caso e o valor é proporcional aos meses trabalhados ao longo do ano. Nele estão inclusos: o salário fixo, mas também outros adicionais como horas extras, comissões, gratificações habituais, entre outros.

Golpes - Em maio o INSS publicou recomendações de segurança. Entre os golpes aplicados estão O 'phishers' — ou “pescadores de dados” em tradução livre,  em seguida o roubo de identidade, apresentação de documentos falsos ou adulterados e inserção de dados falsos nos sistemas.

Conforme Fernanda Doerl, coordenadora do recurso de monitoramento do INSS, CGMOB, o trabalho ativo resultou na identificação de uma quantidade substancial de fraudes e possíveis prejuízos. Além de permitir a detecção de fraude estruturada em benefícios, o monitoramento permitiu a identificação de situações associadas a incidentes de segurança, de sorte que as ações passaram a contemplar uma atuação conjunta com a Equipe da Divisão de Prevenção, Tratamento e Respostas a Incidentes Cibernéticos vinculada à Diretoria de Tecnologia e Informação (DTI), com o propósito de avaliar e conter as ameaças.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias