ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 20º

Economia

Seminário aborda regras da Lei Anticorrupção entre empresas de MS

Priscilla Peres | 01/12/2014 14:47
Seminário reuniu entidades e empresários nesta manhã. (Foto: Fiems)
Seminário reuniu entidades e empresários nesta manhã. (Foto: Fiems)

A Lei Anticorrupção, n° 12.846/2013, que estabelece regras e punições para os empresários que se envolverem em fraudes de licitações, foi tema de um seminário realizado hoje em Campo Grande, com o intuito de alertar as empresas do Estado que fornecem para o poder público sobre o cumprimento da lei que está em vigor desde janeiro desse ano.

Promovido pela Fiems (Federação da Indústria de MS) e CGU/MS (Controladoria-Geral da União de Mato Grosso do Sul), durante o “Seminário Lei da Empresa Limpa”, o diretor-corporativo da Fiems, Jaime Verruck, destacou a preocupação quanto à preparação das empresas do Estado que fornecem ao setor público e precisam se adequar.

“Em Mato Grosso do Sul, pelo menos 70% das empresas que fornecem para o setor público são micro e pequenas empresas, que muitas vezes tem pouco acesso às informações e desconhecem a forma de se portar perante essa lei, então temos um grande trabalho no sentido de mostrar a compreensão e amplitude, bem como a gravidade das penas que podem ser estabelecidas”, declarou Jaime Verruck.

A chefe da CGU/MS, Janaína Gonçalves Theodoro de Faria, ressaltou que apesar de já ter gerado discussões polêmicas, especialmente nos grandes centros e ter divulgação ampla, a Lei da Empresa Limpa ainda precisa ser discutida. “É importante saber o que está acontecendo e o quanto isso impacta na nossa vida como cidadãos, empresários, governo”.

O secretário estadual de Fazenda, Jader Julianelli, também participou do seminário e disse que a lei é uma conquista para a nação e têm como referência leis já regulamentadas em outros países. “O objetivo principal é manter um equilíbrio de concorrência entre as empresas, um ambiente mais correto e justo, sendo que a partir desse momento passamos a ter custos mais condizentes com a realidade”, afirmou.

Programação - Durante a manhã ocorreram várias palestras sobre o tema, na Fiems. Entre elas, o coordenador-geral de integridade da CGU, Renato de Oliveira Capanema, destacou os atos lesivos referidos no artigo 5, que trata da promessa, oferta ou dar vantagem indevida, bem como a fraude em licitações e contratos.

“Há um benefício econômico em se proteger. O processo administrativo e civil é o foco dessa legislação, que tem como penalidade multas pesadas, que podem ir de 0,1 até 20% do faturamento bruto, até a dissolução da empresa no âmbito civil”, pontuou.

O procurador-geral do Estado, Fernando Zanele, também ministrou palestra e lembrou que legislação brasileira é fruto e tem origem na legislação americana FCPA. “Trata-se da promoção legítima dos negócios da empresa, moderação, ausência de intenção de corromper e transparência”, disse.

Nos siga no Google Notícias