ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Economia

Showtec aposta em tecnologias para elevar rentabilidade do agronegócio

Leonardo Rocha e Zana Zaidan de Maracaju | 22/01/2014 12:29
Showtec promete apresentar produtos e tecnologias que vão aumentar a rentabilidade dos produtores (Foto: Cleber Gellio)
Showtec promete apresentar produtos e tecnologias que vão aumentar a rentabilidade dos produtores (Foto: Cleber Gellio)

A feira tecnológica voltada para o agronegócio começou, hoje (22), em Maracaju, com a promessa de oferecer uma série de produtos, informações e tecnologias que irão aumentar a produtividade e rentabilidade do produtor rural. A 18ª edição do Showtec conta com 130 expositores e espera atrair um público de 12 mil pessoas.

A feira, que começou hoje às 9h, irá se estender até o dia 24 (sexta) e apresenta exposição de máquinas tecnológicas, insumos e variedades de soja, milho e outros produtos do setor do agronegócio. Além de palestras, pesquisas e análises técnicas que serão voltados para acadêmicos e produtores rurais.

A abertura do evento teve a participação de diversos políticos do Estado, entre eles o senador Waldemir Moka (PMDB) e a governadora em exercício, Simone Tebet (PMDB).

A organização é feita pela Fundação MS em parceria com a Famasul ((Federação da Agricultura e Pecuária de MS), Sistema OCB/MS e Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul), além de contar com a presença de diversas entidades.

Aposta – O diretor executivo da Fundação MS, Renato Roscoe, ressaltou que o objetivo é aliar a produção dos cultivos de soja, milho, eucalipto e cana de açúcar, com apresentação de informações e produtos que irão aumentar a produção e renda no agronegócio.

“Já temos a 5° área plantada no Brasil, temos que investir e melhorar a produção destas culturas no Estado, com estratégias e tecnologias de manejo que aumentem a produtividade e ainda consigam manter esta rotatividade de culturas”, apontou ele.

Renato revelou que hoje se obtém em média 50 sacas de grãos por hectare e que com estas novas técnicas poderá se chegar a 80 sacas, na mesma área. “Este é o nosso objetivo, maior rentabilidade ao produtor”, ressaltou.

O diretor ponderou que as palestras e tecnologias apresentadas durante a feira irão permitir que o produtor possa aplicar estas inovações em suas propriedades. “Esta é a primeira Feira Tecnológica do ano no país, deve trazer produtores de muitos estados diferentes”.

Tema - Nesta edição o tema principal será “Inovação tecnológica nas mãos do produtor rural”, com palestras e orientações sobre o assunto. Também será debatido o impacto do javali na agricultura do Estado.

“Foi um assunto colhido depois de reclamações na região de Dourados, onde tem grande safra de milho e soja, faremos uma discussão e painel para apontar soluções a esta questão”, disse Roscoe.

Os javalis têm causado tem causado prejuízos em lavouras e até na pecuária. Os ataques estão ocorrendo com freqüência e foram intensificados nos últimos anos.

Exemplo – O produtor Antônio Carvalho, de 48 anos, que possui uma área de pequeno porte, na região de Sidrolândia, ressaltou que foi até o local para expandir sua produção e ainda se prevenir de “pragas” na produção de soja.

“Espero contar com novas formas para aumentar a produção e ainda proteger meu cultivo de soja com produtos novos”.

Negócios – Pela primeira vez haverá uma rodada de negócios No Showtec, que está sendo feita em parceria com o Sebrae/MS. O objetivo é apresentar oportunidades e aproximar o setor empresarial aos negócios do campo.

De acordo com a organização do evento, não há como apontar no momento a movimentação financeira resultante das negociações, já que só será feito o levantamento depois do término das atividades. O Sebrae/MS também irá divulgar no final os valores da primeira rodada de negócios.

Tema do evento deste ano é colocar as inovações tecnológicas nas mãos dos produtores (Foto: Cleber Gellio)
Tema do evento deste ano é colocar as inovações tecnológicas nas mãos dos produtores (Foto: Cleber Gellio)
Showtec espera atrair 12 mil pessoas, com apresentação de 300 expositores (Foto: Cleber Gellio)
Showtec espera atrair 12 mil pessoas, com apresentação de 300 expositores (Foto: Cleber Gellio)
Nos siga no Google Notícias