ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Showtec deve receber 15 mil pessoas, um terço da população de Maracaju

Feira, que teve início hoje, abre o calendário de eventos do agronegócio nacional

Osvaldo Júnior | 17/01/2018 20:07
Visitantes andam pelo espaço da feira; são 120 expositores (Foto: Saul Schramm)
Visitantes andam pelo espaço da feira; são 120 expositores (Foto: Saul Schramm)

A Showtec 2018, uma das maiores feiras do Brasil de difusão de tecnologia para a agropecuária, deve receber público estimado em pelo menos 15 mil pessoas. Esse número corresponde a um terço da população de Maracaju, município onde ocorre o evento, que segue até sexta-feira (dia 19). Com abertura nesta quarta-feira (17), a Showtec, realizada pela Fundação MS, deu início ao calendário deste ano dos eventos nacionais do agronegócio.

Os milhares visitantes que, até sexta-feira, passarão pelo espaço da Fundação MS, onde ocorre a Showtec, poderão conferir novidades em tecnologias trazidas pelos 120 expositores e aprofundar conhecimentos diversos durante as palestras, distribuídas em seis painéis.

Controle de praga, tecnologia de plantio, revitalização do solo, emissão e estoque de carbono, ações de defesa em ferrugem asiática da soja, estão entre as questão a serem tratadas durante o evento. No centro dessas discussões, está a sustentabilidade – o tema da edição deste ano é Carbono zero.

A estimativa mínima de público tem como base o fluxo do ano passado. Foram 15 mil pessoas que visitaram a Showtec em 2017 e, nesta edição, a projeção é que, ao menos, repita esse número. Caso se concretize esse movimento, a feira receberá o equivalente a 33% de toda população de Maracaju, que soma 44.994 habitantes, conforme o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Governador Reinaldo Azambuja discursa na abertura da Showtec (Foto: Saul Schramm)
Governador Reinaldo Azambuja discursa na abertura da Showtec (Foto: Saul Schramm)

Sustentável e produtiva – Na abertura da feira, autoridades diversas destacaram a relação entre sustentabilidade e produtividade na agropecuária de Mato Grosso do Sul. “Ciência e tecnologia representam ganho de produtividade”, resumiu o governador Reinaldo Azambuja, que, mesmo estando de férias, participou do evento.

Azambuja ressaltou, ainda, que Mato Grosso do Sul está a frente dos demais estados produtores em se tratando de práticas sustentáveis e crescimento da produtividade. “De todos os estados, é o único que terá aumento de área nesta safra e o que tem maior avanço em tecnologia, conforme divulgou recentemente o IBGE”, mencionou. A Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) também informou, em sua última projeção, que Mato Grosso do Sul é o único entre os estados produtores que deve elevar a produção de soja neste ano.

Em se tratando de sustentabilidade, o governador enfatizou, ainda, que a produção agropecuária não está desconexa com as iniciativas ecológicas e o produtor rural “não é o grande vilão do meio ambiente”. “O Brasil não deve nada a ninguém em questão ambiental”, afirmou, citando estudo da Nasa (National Aeronautics and Space Administration – Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço), segundo o qual o País avança em preservação ambiental.

Secretário Jaime Verruck, durante fala na Showtec, na manhã de hoje (Foto: Saul Schramm)
Secretário Jaime Verruck, durante fala na Showtec, na manhã de hoje (Foto: Saul Schramm)

Líder – A afirmação do governador quanto ao avanço da agropecuária sul-mato-grossense em práticas sustentáveis está em consonância com números como os relativos ao sistema ILP (Integração Lavoura Pecuária).

De acordo com o titular da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Jaime Verruck, Mato Grosso do Sul se destaca nacionalmente na produção integrada.

“Das 11,5 milhões de área com integração lavoura-pecuária do Brasil, 2 milhões de hectares são de Mato Grosso do Sul. Nós somos o líder nesse processo”, mencionou. De acordo com ele, a intenção é avançar ainda mais a partir da recuperação de áreas degradadas, antes usadas na pecuária. “Neste ano, pretendemos recuperar 500 mil hectares com o programa Terra Boa”, acrescentou.

Luciano Mendes em discurso na abertura do evento (Foto: Saul Schramm)
Luciano Mendes em discurso na abertura do evento (Foto: Saul Schramm)

Pesquisa – O sistema integrado faz parte do conjunto de avanços resultantes da presença da pesquisa nos campos sul-mato-grossenses. E nesse processo, há participação efetiva da Fundação MS, segundo notou o presidente da entidade, Luciano Mendes. “Não há um hectare em Mato Grosso do Sul que não tenha, de alguma forma, a presença de pesquisas da Fundação MS”, disse.

A Fundação e demais entidades de pesquisa, no entanto, não estão isoladas nesses resultados, segundo nota Mendes. “Isso é fruto do trabalho não apenas das instituições de pesquisa, mas das empresas que geram produtos e serviços, dos produtores rurais que investem cada vez mais em uma produção tecnológica e sustentável e de toda a sociedade", considerou.

Produtor rural Arthêmio recebe prêmio por reconhecimento à prática sustentável (Foto: Saul Schramm)
Produtor rural Arthêmio recebe prêmio por reconhecimento à prática sustentável (Foto: Saul Schramm)

Reconhecimento – Dos atores mencionados pelo presidente da Fundação MS, o produtor rural tem papel central. Isso foi reconhecido durante a abertura da Showtec. Na ocasião, o produtor Arthêmio Olegário de Souza, 79 anos, recebeu prêmio Soja Plus, devido a seu desempenho em vários indicadores socioambientais.

“Eu trabalho com integração lavoura-pecuária há 17 anos”, disse Arthêmio, que é proprietário da fazenda Água-Tirada, em Maracaju. Foi na área rural desse município que ele nasceu. “Estou no campo há 79 anos. Nasci no meio rural, aqui em Maracaju”, contou.

Laboratório de Entomologia da Fundação MS (Foto: Saul Schramm)
Laboratório de Entomologia da Fundação MS (Foto: Saul Schramm)
Espaço foi inaugurado na manhã desta quarta-feira (Foto: Saul Schramm)
Espaço foi inaugurado na manhã desta quarta-feira (Foto: Saul Schramm)

Vespas – Entre as iniciativas tecnológicas, está o Laboratório de Entomologia da Fundação MS, desenvolvido em parceria com o Sicredi. No laboratório, inaugurado durante a Showtec, serão produzidas larvas de vespas a serem usadas no combate do percevejo marrom, uma das principais pragas das lavouras de soja. O local também será espaço para auxiliar os produtores rurais no conhecimento e uso da técnica.

Com o trabalho a ser realizado no laboratório, deve aumentar a população de vespas nas lavouras e, por conseguinte, reduzir a infestação por percevejos, conforme afirmou Luciano Mendes. "Trata-se de um novo conceito para controle da praga em grande escala, com efeitos a médio e longo prazo", explicou o presidente da Fundação MS.

Milho no espaço da Fundação MS, onde ocorre a Showtec (Foto: Saul Schramm)
Milho no espaço da Fundação MS, onde ocorre a Showtec (Foto: Saul Schramm)

Programação – Estão previstas até sexta-feira palestras sobre diversos assuntos, como ações contra a ferrugem asiática, pecuária sustentável, emissão de carbono, gestão na comercialização de grãos, revitalização do solo, manejo de colheita, entre outros temas.

Essas palestras estão agrupadas nos seguintes painéis: Sistemas de produção em Mato Grosso do Sul – desafios e soluções; Encontro da pecuária sustentável; Encontro de mulheres do agronegócio – aprendendo a domar os desafios econômicos da atualidade; Ciclo de seminários agrícolas do setor sucroenergético; e Encontro de Jovens da Agropecuária.

Realizado pela Fundação MS, a Showtec tem o apoio do Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), Sistema OCB/MS (Organização das Cooperativas Brasileiras) e Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul).

A feira tem, ainda, o patrocínio do Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e parceria com diversas entidades, como Sicredi, A Granja, Agrisus, Embrapa, Fundems, Semagro, Caixa Econômica Federal e Prefeitura Municipal de Maracaju.

Confira a galeria de imagens:

  • Governador em entrevista antes da abertura do evento
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Produção de soja para pesquisa no espaço da Fundação MS
  • Milho plantado para pesquisa na área da Fundação MS
  • Participantes durante os discursos de abertura da Showtec
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Processo de produção de larvas de vespas, em laboratório inaugurado nesta quarta-feira
  • Cão "pastoreando" ovelhas chama atenção de visitantes da feira
  • Campo Grande News
Nos siga no Google Notícias