ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Economia

Sindicato defende reabertura de frigoríficos após fim da ZAV

Marta Ferreira | 08/02/2011 15:12

A retomada do status de área livre de aftosa com vacinação para todo Mato Grosso do Sul, com o fim do bloqueio à carne produzida em 13 municípios da região de fronteira, pode incentivar a reabertura de seis grandes frigoríficos do Estado, que estão fechados há mais de ano por motivos variados.

É o que acredita o presidente do afirma o presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Alimentação e Afins de Campo Grande e Região, Rinaldo de Souza Salomão, com base no reconhecimento dos municípios que antes formavam a ZAV (Zona de Alta Vigilância) de Mato Grosso do Sul como livres de febre aftosa com vacinação. Nessa área, o rebanho estimado supera 800 mil cabeças de gado.

“A abertura desses frigoríficos além de aquecer a economia do Estado com o mercado de exportação de carne, poderia gerar mais de 7 mil empregos em Mato Grosso do Sul”, afirma Salomão.

Ele cita como exemplo o frigorífico Independência, fechado por problemas financeiros com fornecedores e pecuaristas do Estado que, para Salomão, poderia ser arrendado para outros grupos comercializarem a carne no Estado. “Esses equipamentos estão parados, enferrujando e poderiam estar em funcionamento gerando emprego e renda”, ressaltou o sindicalista.

Os seis grandes frigoríficos fechados estão localizados em Campo Grande, Ribas do Rio Pardo, Corumbá, Aquidauana, Nova Andradina e Itaporã. “O Governo do Estado poderia intervir para que essas indústrias voltassem a produzir, abastecendo o mercado internacional que está ávido por alimentos. Nós precisamos desses 7 mil novos empregos no mercado”, insiste o sindicalista.

Histórico- Em 2001, Mato Grosso do Sul havia alcançado o status de livre de febre aftosa com vacinação pela OIE. Com o surgimento de um foco da doença, em 2005, o organismo internacional decidiu suspender esse reconhecimento. Em 2008, parte do Estado retornou à condição de área livre com vacinação, exceto a ZAV, implantada na época.

Após ações intensivas na região, em agosto de 2010, o Ministério da Agricultura encaminhou o pedido do restituição do status. A ZAV é composta por 13 municípios: Antônio João, Aral Moreira, Bela Vista, Caracol, Coronel Sapucaia, Corumbá, Japorã, Ladário, Mundo Novo, Paranhos, Ponta Porá, Porto Murtinho e Sete Quedas. Essas cidades fazem fronteira com o Paraguai e a Bolívia.

Nos siga no Google Notícias