A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 24 de Setembro de 2017

17/08/2017 11:20

Supermercados ganham direito de abrir aos domingos e feriados

Priscilla Peres
Empresários do comércio de Campo Grande, com o deputado Carlos Marun, em solenidade ontem, em Brasília. (Foto: Divulgação)Empresários do comércio de Campo Grande, com o deputado Carlos Marun, em solenidade ontem, em Brasília. (Foto: Divulgação)

A partir de agora, supermercados de todo o país poderão abrir aos domingos e feriados com maior facilidade. Isso porque o setor foi considerado atividade essencial da economia, ou seja, de muita importância para a sociedade.

Representantes supermercadistas participaram da cerimônia ontem, no Palácio do Planalto, em Brasília. Entre eles o presidente do sindicato patronal de MS, Adeilton Feliciano, que comemorou a mudança feita pelo presidente por Michel Temer (PMDB).

Ele explica que a decisão corrigiu um decreto de 1949, onde não constava a atividade de supermercado que passou a existir só anos mais tarde. Por isso, apenas pequenos mercados, açougues e padarias. "Hoje o supermercado engloba tudo isso e é essencial à população", destaca.

A diferença é que antes, a abertura aos domingos e feriados dependia de negociação com o sindicato dos trabalhadores e só mediante a acordo coletivo e pagamento de diárias, o supermercado abria as portas. Este ano o setor viveu exatamente esse impasse em Campo Grande, no feriado de 1° de maio.

A tendência é de que além dos domingos e feriados mais comuns, os estabelecimentos comecem a abrir também no Natal e Ano Novo, por exemplo.

Conforme dados do setor, existem cerca de 89 mil supermercados no Brasil, que empregam mais de 1,8 milhão de pessoas. (Com Agência Brasil)

 




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions