ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Economia

TCU aponta problemas com montante da renúncia fiscal do governo federal

Vanda Escalante | 20/06/2011 10:10

Renúncia fiscal em 2010 foi maior que as despesas com saúde e educação

Auditorias do TCU (Tribunal de Contas da União) mostram que os benefícios fiscais oferecidos pelo governo federal cresceram sem controle adequado da execução dos projetos e avaliação dos resultados. As informações foram publicadas pelo jornal Folha de São Paulo, que traz uma análise do montante da renúncia fiscal de 2010.

Ao todo, os cofres do Tesouro Nacional deixaram de receber R$ 144 bilhões no ano passado em receitas tributárias, previdenciárias e financeiras, segundo dados do Poder Executivo analisados pelo TCU. Esse dinheiro seria suficiente para financiar praticamente todas as despesas do governo com saúde, educação e assistência social.

Relatório sobre programas incentivados aponta, entre outras fragilidades, “ausência de indicadores, metas e avaliação de resultados” e “deficiências nos procedimentos de controle da execução dos projetos”.

As renúncias fiscais são oficialmente explicadas pela necessidade de estimular setores da produção nacional, reduzir desigualdades regionais ou favorecer segmentos sociais mais vulneráveis. Já pela argumentação dos críticos, tais justificativas podem servir de pretexto para a ação de lobbies influentes que obtêm vantagens mesmo à custa de provocar distorções no sistema produtivo.

A análise da Folha de São Paulo indica que, embora não haja informações completas, os dados tributários e previdenciários mostram alta acima da taxa de crescimento da economia dos incentivos nos últimos quatro anos. Enquanto o governo Lula estabelecia como prioridade a aceleração do crescimento da economia, a renúncia de receitas do Tesouro e da Previdência aumentou 32% acima da inflação entre 2006 e 2010 e passou de 3,3% para 3,4% do PIB.

Um dos incentivos criados no período foi o Reidi (Regime Especial para o Desenvolvimento da Infraestrutura), no qual uma auditoria do TCU detectou, além do controle precário da execução, uma concentração de benefícios para os setores de energia e transportes. Os programas nos quais o tribunal encontrou mais problemas foram os ligados à Política Nacional de Desenvolvimento Regional, definida por decreto em 2007.

Após seis auditorias, o TCU concluiu que “está configurada uma situação de alto risco”. Segundo o órgão, não há um modelo para avaliar o impacto da aplicação dos recursos e projetos são aprovados sem análise de viabilidade técnica. Para o ministro do TCU Aroldo Cedraz, os incentivos contrariam a redução das desigualdades regionais. “Dos valores renunciados, 68% ficaram no Sudeste e 32% nas outras regiões.”

Nos siga no Google Notícias