ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, QUARTA  02    CAMPO GRANDE 16º

Economia

TCU recomenda suspensão de consignados do Auxílio Brasil

Banco deverá fornecer uma série de informações sobre o consignado à Corte de Contas

Jhefferson Gamarra | 24/10/2022 16:20
TCU recomenda suspensão de consignados do Auxílio Brasil
Movimentação de beneficiários em frente a agência da Caixa Econômica Federal (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)

O TCU (Tribunal de Contas da União) recomendou, nesta segunda-feira (24), que a Caixa Econômica Federal suspenda a concessão de empréstimo a beneficiários do Auxílio Brasil até que o tribunal analise a regularidade e viabilidade das operações.

A decisão assinada pelo ministro, Aroldo Cedraz, determinou que o banco deva apresentar, no prazo de 24h, documentos que mostrem taxas de juros, critérios para concessão, relatórios de inadimplência e outros detalhes sobre a modalidade de empréstimo oferecido, tendo em vista a rapidez com que os empréstimos vem sendo adquiridos.

“Ressalto a urgência dessa análise, pois o volume de empréstimos já concedidos e a velocidade de sua liberação aponta para elevadíssimo risco e, certamente, não poderá essa Corte aguardar cinco dias úteis para que lhe seja encaminhada documentação que já se espera existir, o que leva à necessidade de que se ouça aquela empresa pública no prazo excepcional de 24 horas”, pontuou o ministro.

A análise da Corte é motivada por uma representação do Ministério Público junto ao TCU (Tribunal de Contas da União). O pedido foi feito pelo subprocurador Lucas Furtado, que pediu a suspensão do empréstimo, com o objetivo de impedir a sua utilização com finalidade meramente eleitoral.

Aprovado pelo Congresso em julho, o consignado para beneficiários do Auxílio Brasil foi liberado pelo Ministério da Cidadania no fim de setembro. A Caixa iniciou as concessões de empréstimo no dia 11 de outubro, entre o primeiro e segundo turno das eleições.

O empréstimo, descontado diretamente do benefício, pode ser dividido em 24 meses, com prestação mínima de R$ 15 e máxima de 40% do valor do benefício.


Nos siga no Google Notícias