A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Junho de 2018

09/04/2012 11:15

Trem do Pantanal vai excluir Campo Grande de trajeto a partir de maio

Aline dos Santos

Abandonada por anos a fio, estação de Indubrasil foi revitalizada para receber o trem

Estação teve investimento de R$ 1,6 milhão. (Foto: Marcelo Victor/Arquivo)Estação teve investimento de R$ 1,6 milhão. (Foto: Marcelo Victor/Arquivo)

De volta aos trilhos desde maio de 2009, o Trem do Pantanal vai excluir Campo Grande do trajeto a partir do dia 26 do próximo mês. A mudança é justificada por questões de logística e viabilidade financeira.

A viagem vai ser reduzida em sete horas. Atualmente, o trem parte às 8h da estação de Indubrasil e chega a Miranda, destino final, às 17h30. A partir de maio, os passageiros vão de transporte rodoviário – ônibus e vans – até Aquidauana.

Eles sairão de Campo Grande às 11h. Às 14h30, embarcam na estação de Aquidauana e três horas depois chegam a Miranda. Desta forma, o trem percorre o trecho do começo do Pantanal. No retorno, o trem sai às 9h30 de Miranda e chega às 12h30 em Aquidauana. A velocidade média era de 27 km/h, imposta pelo estado de conservação da malha ferroviária.

De acordo com a gerente do Trem do Pantanal, Lilian Marian, a maior parte dos passageiros vem de São Paulo e o novo itinerário se encaixa melhor com as chegadas e partidas de voos no aeroporto Internacional de Campo Grande.

Trem voltou aos trilhos em 2009. (Foto: Marcelo Victor/Arquivo)Trem voltou aos trilhos em 2009. (Foto: Marcelo Victor/Arquivo)

“Também tem a questão da viabilidade econômica, com os valores pagos à ALL”, afirma. A gerente refuta a tese de que a mudança é por falta de passageiros. “A procura já é maior. Tem pacotes que incluem Bonito”, conta. Segundo ela, há poucos passageiros é de dentro do Estado.

Com a mudança, a estação de Indubrasil corre o risco de voltar ao ostracismo. Abandonada por anos a fio, a estação recebeu recursos de R$ 1,6 milhão para revitalização.

Depois de muitas promessas, saudades e frustrações, o Trem do Pantanal foi inaugurado em 8 de maio com festa pelo presidente Lula e toda a classe política. O trem voltou não mais como de passageiros, que ia de Campo Grande a Corumbá, mas como produto turístico e o trajeto até Miranda.

A viagem custa R$ 90 para adultos e R$ 35 para crianças.

Atrasos e poucos turistas comprometem Trem do Pantanal
Em pleno sábado de feriado, apenas 30 passageiros embarcaram em Campo Grande para mais um passeio do Trem do Pantanal. O número rendeu comentários po...
Trem do Pantanal não empolga e vende só 40% dos lugares
A primeira viagem do Trem do Pantanal não empolgou muito os turistas. A composição com um vagão camarote e dois classe executiva deixou a estação de ...
De volta aos trilhos, Trem do Pantanal comove e desafia
"Na vida tem dois caminhos: o de ida e o de volta" trecho do filme Paralelos, sobre o Trem do PantanalA imponência da Serra de Maracaju, as formas do...


fala serio esse trem nem devia se chamar trem do pantanal, devia se chamar trem do serrado porque nem em Corumba ele chega.
 
Leonardo Gomes Martins em 10/07/2013 01:44:11
Fala sério!!! O trem que leva o nome "TREM DO PANTANAL" que já não passava pelo pantanal, porq pantanal mesmo é de Miranda para Corumbá, agora está mais curto ainda o seu trajeto. Ah! é claro que a maioria dos seus passageiros veem de fora (São Paulo...) porq não sabem disso que falei. E essa história da gerente, desembarque com viagem 12h de trem? rsrsrs. Como diz BORIS CAZÓE: "É uma vergonha"
 
Jonathan Scharmam em 17/09/2012 07:38:30
ontem viagei pra serra do mar,adorei a viagem e agora nao vejo a hora de viagar para o pantanal de trem
 
vantuir nascimento em 08/09/2012 08:13:08
Parabéns, vamos queimar mais gasolina!! Quem vai pagar pelos recursos públicos utilizados para revitalização da estação de trem? Mais uma vez o dinheiro do contribuinte vai para a boca de lobo. No Brasil ninguém leva nada a serio, já dizia um famoso estadista francês!!!! Vamos limapar a pauta.
 
Jose Julio de Freitas Coutinho em 11/04/2012 09:47:46
É uma pena mesmo!!! mas, infelizmente os sul-matogrossenses, não conseguem valorizar nem prestigiar o que o estado oferece. Um estado lindo, riquíssimo em belezas naturais, pouquíssimos sul-matogrossenses prestigiam. O píor é que ainda falam mal, do próprio lugar que moram. Olha só o Pantanal!! um show de natureza! E Bonito, então...não tenho palavras pra descrever esse lugar ímpar!!
 
Lucas Rodrigues em 10/04/2012 09:12:49
Concordo com todos comentários....pois qdo cheguei de São Paulo minha selva de pedra... ... conheci essa terra maravilhosa, primeiro passeio foi conhecer o pantanal de trem com minhas sobrinhas Simone e Thais, fomos até Corumbá... eta TOPOGRAFIA linda agora é só SAUDADE.
 
Irene Roque Domingos em 10/04/2012 08:31:03
a 27 km por hora......uaheuhauea......é melhor ir de bike e fazer uma trilha da hora....
 
André Monteiro em 10/04/2012 01:34:56
Vão retirar justamente a parte mais bonita da viagem deste trecho atual, que é a região de Palmeiras Piraputanga e Camisão, que pena.
 
antonio mazeica em 09/04/2012 12:57:08
Daqui a pouco nem trem mais vai ter, será uma mera lembrança nos livros de história, o trem tinha que partir de Campo Grande, afinal uma estação bonita com uma bela arquitetura.
 
Nery Ribeiro em 09/04/2012 12:12:07
É uma pena que ja estao acabando com o trem de novo, morei em lisboa Portugal la se usa trem onibus e metro e mais trem turistico aqui no Brasil tudo que faz bem que tem cultura retiram, Quem andou de trem como meus pais contavam de Corumba a Bauru e que foram privilegiados.......
 
luiz mangeri em 09/04/2012 07:54:06
O trem deveria ir até Corumbá, ou então não deveria se chamar trem do pantanal. Concordo com o comentário do Mazeica a parte mais bonita é da estrada parque em Aquidauana ( Paxixi, Morro do Chapéu ,Camisão).
 
george conrado em 09/04/2012 05:10:23
Olha tem a região de palmeiras e piraputanga que não pode deixar de mostrar aos turistas e a nossa população que gosta de passeios assim, é uma região com paisagens lindas..!! esse povo ta doido mesmo, eles deveriam é baixar o preço da passagem assim a procura , iria melhorar muito . Porque será que não faz um reajuste!!?.
 
elys regina em 09/04/2012 04:14:25
Pra variar a incompetência na gestão também atinge o turismo em MS.
O Estado poderia ser uma potência turística com a implantação de projetos bem estruturados tais como "o corredor turístico Foz do Iguaçu, Pantanal e Amazônia"... Incentivo as Pousadas Pantaneiras através de políticas na melhoria de acessos, comunicação e energia!
Abertura de novos vôos internacionais ligando C.Grande.
 
Paulenir de Barros em 09/04/2012 02:37:09
Esta mesma empresa opera no ramo turístico-ferroviário em Curitiba - Paraná. Oferece um excelente serviço com trens partindo daquela Capital até Morretes com guias poliglotas muito bem informados. Pelas agências de turismos em Curitiba, o preço que paguei numa delas pelo passeio com ida de trem e volta de van pela Serra do Cadeado ficou em R$180,00 incluindo almoço e passeios.
 
Ezio José em 09/04/2012 01:09:44
Tb com esse valor absurdo para se ver apenas boi até Miranda, é uma pena pois o melhor do Pantanal não se vê é uma decepção. Se o percurso fosse de Miranda até Corumbá talves seria mais interessante. Sou filha de ex-ferroviário e viajei muito de trem e sei o quanto é demorado, mais muito bonito de se ver um pantanal em câmera lenta.
 
Arilda Riquelme Antunes em 09/04/2012 01:03:10
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions