ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Economia

União deposita dia 30 cota das multas da repatriação aos municípios

Ricardo Campos Jr. | 20/12/2016 17:16

O Governo Federal antecipou para o dia 30 de dezembro o repasse aos municípios das multas correspondentes ao programa de repatriação. A medida foi anunciada em edição extraordinária do Diário Oficial da União nesta terça-feira (20) e em Mato Grosso do Sul deve ajudar os municípios a fecharem as contas de fim de ano e garantir o salário referente a dezembro.

Inicialmente o Executivo Nacional pretendia entregar os montantes somente em 2017, mas voltou atrás diante da reclamação de prefeitos, conforme o Portal G1.

Origem do dinheiro – Brasileiros que mantinham bens não declarados no exterior tiveram oportunidade de regularizar a situação fiscal durante uma campanha do Governo Federal que terminou no dia 31 de outubro. Esse procedimento é chamado repatriação.

Durante a ação, esses contribuintes pagaram 15% de imposto de renda mais 15% de multa sob o valor dos bens.

Pela lei, parte dos valores arrecadados com a repatriação é normalmente dividido entre os estados e municípios brasileiros. Essa parcela já foi depositada pelo Governo Federal. Porém, a União havia entendido inicialmente que não precisava repartir também o dinheiro referente às multas.

Essa decisão gerou polêmica. O caso chegou a parar no STF (Supremo Tribunal Federal), que determinou o depósito dos valores correspondente às multas em conta judicial. Porém, o presidente Michel Temer (PMDB) entrou em acordo e resolveu entregar também a quota das penalidades.

Salvação da lavoura – A Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) informou ao Campo Grande News na semana passada que as cidades sul-mato-grossenses haviam garantido o pagamento do 13º, mas tinham dificuldades em fechar as contas de fim de ano. Nesse caso, os prefeitos esperavam o repasse das multas da repatriação para conseguirem sair do vermelho ainda em 2016.

Nos siga no Google Notícias