ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Vacinação da febre aftosa para região de fronteira começa na terça-feira

Renata Volpe Haddad | 10/10/2015 09:47
Segunda etapa da vacinação contra a febre aftosa começa no dia 13 de outubro e vai até 27 de novembro. (Foto: Famasul/ Divulgação)
Segunda etapa da vacinação contra a febre aftosa começa no dia 13 de outubro e vai até 27 de novembro. (Foto: Famasul/ Divulgação)

Na próxima terça-feira (13) inicia a segunda etapa da vacinação contra a febre aftosa na área de fronteira de Mato Grosso do Sul, para animais de 0 a 24 meses.

A área de fronteira compreende 13 municípios do Estado e a vacinação acaba no dia 27 de novembro.

Após este período, o produtor rural tem até 14 de dezembro para realizar o registro da vacina na Iagro (Agência Estadul de Defesa Sanitária Animal e Vegetal).

A região de fronteira sul-mato-grossense compreende a totalidade dos municípios de Antônio João, Japorã e Mundo Novo e parte dos municípios de Aral Moreira, Bela Vista, Caracol, Coronel Sapucaia, Corumbá, Ladário, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho e Sete Quedas.

Em setembro, a faixa etária do rebanho da fronteira a ser vacinada na segunda etapa, foi modificada pela Iagro, a pedido da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS). A alteração teve o aval do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

Segundo a diretora secretária da Famasul, Terezinha Cândido, a modificação foi uma conquista para os produtores da região. "Com a ação preventiva adotada pelo produtor rural do Estado, conseguimos um índice de cobertura vacinal superior a 97%. Por isso conseguimos a modificação da faixa etária, nivelando com o que ocorre na região do Planalto", explicou.

Com a mudança, os criadores de gado da fronteira terão benefícios. "Eles terão redução nos custos com a compra da vacina e também agilidade no manejo", afirma a diretora.

Desde 2011 a região tem status livre de aftosa com vacinação e é necessário que os produtores continuem o trabalho de prevenção para manter este status que é reconhecido pelo OIE (Organização Mundial de Saúde Animal), aumentando assim, o leque de compradores no mercado internacional.

Outras regiões – Já na região do Planalto, a segunda etapa da vacinação vai de 03 de novembro a 07 de dezembro. No Pantanal, para os optantes da etapa de novembro, inicia também no dia 03 e vai até 20 de dezembro. O calendário é diferenciado por determinação da Agência, resultado de estudos epidemiológicos das diferentes regiões produtoras.

Calendário: Fronteira: de 13 de outubro a 27 de novembro; Planalto: de 03 de novembro a 07 de dezembro;  Pantanal: de 03 de novembro a 20 de dezembro.

Nos siga no Google Notícias