ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Economia

Venda de veículos novos teve queda de 10,95% em maio no Estado

Caroline Maldonado | 04/06/2014 10:03
Em maio foram registradas 2.455 vendas a menos que em abril em MS (Foto: Marcos Ermínio)
Em maio foram registradas 2.455 vendas a menos que em abril em MS (Foto: Marcos Ermínio)

A venda de veículos novos em Mato Grosso do Sul registrou queda de 3,9% em maio em relação a abril. O resultado da pesquisa divulgada pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) é desanimador para os empresários do setor, pois em relação ao mesmo mês em 2013, a queda na comercialização chega a 10,95%. Nos cinco primeiros meses desse ano foram vendidos 30.626 automóveis no Estado, enquanto no mesmo período do ano anterior foram emplacados 2.455 a mais.

A queda nas vendas é uma tendência e nacional. Em todo o Brasil, em maio, foram vendidos 5,64% veículos a menos em relação ao mesmo mês do ano passado. Na região Centro-Oeste a situação é um pouco melhor porque, em relação ao mês de abril, houve alta nas vendas de motos, caminhões e comerciais leves, que são as picapes, caminhonetes, camionetas, vans e furgões.

No Centro-Oeste, de acordo com a pesquisa, em maio foram vendidos 0,59% comerciais leves a mais que em abril. No mesmo comparativo, as vendas nas motos apresentaram alta de 9,77%. O destaque é para a elevação no número das vendas de caminhões, que foi de 33,84%, de abril para maio. Em Mato Grosso do Sul, os municípios responsáveis pela maioria das vendas de caminhões são Campo Grande, Ivinhema, Chapadão do Sul e São Gabriel do Oeste.

O setor de revenda de automóveis também vai mal, de acordo com o Sindivel (Sindicato dos Revendedores de Veículos Automotores de Campo Grande). Segundo o presidente da entidade, Valdemir Dias Terra, o motivo da quedas nas vendas são as altas taxas de juros. Sem a aprovação do crédito, muitos clientes adiam a compra do carro novo ou usado.

Nos siga no Google Notícias