ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 26º

Economia

Vendas do comércio varejista de MS recuam 0,5 % em julho, diz IBGE

Anny Malagolini | 13/09/2016 16:07
Este já é o terceiro resultado negativo do ano (Foto: Campo Grande News/Arquivo)
Este já é o terceiro resultado negativo do ano (Foto: Campo Grande News/Arquivo)

O comércio varejista em Mato Grosso do Sul mostrou recuou no volume de vendas de 0,5%, na série com ajuste sazonal de julho, no confronto com o mês anterior. Este já é o terceiro resultado negativo do ano. Na comparação com julho de 2015, levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontou redução de -8,1% no volume de vendas no Estado.

O acumulado dos últimos 12 meses teve recuo de 5,5%, e já aparece como a perda mais intensa da série histórica iniciada em 2001, levando em consideração a média nacional de -6,8%. O IBGE mostrou ainda que o volume de vendas recuou todas as unidades da federação, e no Estado, o desempenho do comércio do estado acumulado dos últimos sete meses apresentou queda de -6,4%.

Para esses mesmos indicadores, a receita nominal de vendas prossegue sinalizando com variações: Maio (1,1); Junho (2,0) e julho queda (-1,2). O acumulado do ano é de 0,9.

Cenário Nacional - O volume de vendas do comércio varejista brasileiro voltaram a registrar queda, e apagou o ligeiro aumento obtido em junho. Em julho, o varejo teve variação de -0,3%, enquanto no mês anterior o avanço foi de 0,3%. Este é o quarto resultado negativo do ano.

No comparativo com julho de 2015, o resultado também não é otimista, o volume de vendas teve queda de -5,3%. O acumulado dos sete primeiros meses deste ano apresentou redução de 6,7%. O acumulado dos últimos 12 meses teve recuo de 6,8%, e já aparece como a perda mais intensa da série histórica iniciada em 2001.

Para esses mesmos indicadores, a receita nominal de vendas prossegue sinalizando com variações positivas: 6,7% frente a julho de 2015, 4,9% para o acumulado no ano, e 3,7% no acumulado dos últimos 12 meses.

O comércio varejista ampliado (varejo e mais as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção) registrou variação de -0,5% em relação ao mês imediatamente anterior (série com ajuste) para o volume de vendas, enquanto a receita nominal, com taxa de 0,7%, permanece no campo positivo pelo terceiro mês consecutivo. Em relação a julho de 2015, o volume de vendas registrou queda de 10,2%. Para as taxas acumuladas, os resultados foram de -9,4% no ano e de -10,3% nos últimos 12 meses.

Vendas do comércio varejista de MS recuam 0,5 % em julho, diz IBGE
Nos siga no Google Notícias