ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Vendas no varejo crescem 17,5% em MS de abril para maio

Índice faz parte da Pesquisa Mensal do Comércio divulgada pelo IBGE e aponta crescimento no Estado maior que a média nacional

Maressa Mendonça | 08/07/2020 12:38
Movimentação no centro comercial de Campo Grande (Foto: Kisie Ainoã)
Movimentação no centro comercial de Campo Grande (Foto: Kisie Ainoã)


Após dois meses de queda, as vendas no comércio varejista apresentaram crescimento de 17,5% em Mato Grosso do Sul de abril para maio. O índice é maior que a média nacional, de 13,9% e faz parte da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nesta quarta-feira (8), pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Conforme a pesquisa, considerando apenas o mês de maio o crescimento das vendas no varejo em Mato Grosso do Sul foi de 2,8%.

O mês anterior havia fechado com saldo negativo de -12,6%, acentuando a crise das vendas registrada em março, quando tiveram início as medidas contra a covid-19 no Estado que, incluíram o fechamento do comércio.

No acumulado do ano, o índice do Estado segue negativo com -1,2% de janeiro a maio. O índice é menor que a média nacional que, registra até o momento diminuição de -3,9% no comércio varejista.

Os indicadores mostram aumento nas vendas de abril para maio em todas as atividades pesquisadas. Neste caso foi avaliado o comércio varejista em todo o país.

Vendas de tecidos, vestuários e calçados tiveram crescimento de 100% de abril para maio, seguido de móveis e eletrodomésticos com 47,5% e artigos de uso pessoal e doméstico com 45,2%.

Aumento registrado também nas vendas de livros, jornais, revistas e papelaria em todo país, com 18,5%. Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação tiveram aumento de 16,6% nas vendas de março para abril.

Vendas nos hipermercados e supermercados cresceram 7,1% e de combustíveis e lubrificantes mais 5,9%.

Nos siga no Google Notícias