ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Economia

Vendas nos restaurantes de Mato Grosso do Sul caíram 6,6%, segundo pesquisa

Instituto de pesquisas aponta que desempenho continua abaixo do esperado em todo o País

Ana Oshiro | 21/01/2022 10:48
Homem realizando pagamento de compras em padaria de Campo Grande. (Foto: Arquivo/Kísie Ainoã)
Homem realizando pagamento de compras em padaria de Campo Grande. (Foto: Arquivo/Kísie Ainoã)

Restaurantes, bares, lanchonetes e padarias registraram queda de 6,6% no faturamento em novembro, em comparação ao mesmo mês em 2020. Os dados, que avaliam o desempenho dentro do cenário da pandemia e consideram a inflação no período, mostram, em contraponto, que o valor gasto nos supermercados aumentou 3,4%.

Os índices foram divulgados nesta quinta-feira (20) pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), em parceria com a Alelo, bandeira especializada em benefícios, incentivos e gestão de despesas corporativas.

Em relação aos índices de consumo em supermercados, os dados de novembro, em comparação com o mesmo período de 2020, indicam que o segmento encerrou o período com aumento de 9,6% na quantidade de vendas e 2,1% no número de estabelecimentos que efetivaram pelo menos uma transação.

"Alguns fatores tendem a prejudicar o fluxo e faturamento dos restaurantes. A alta nos preços de bens e serviços (inflação), a queda na renda e do poder de compra das famílias, mudanças permanentes nos hábitos e rotina de trabalho de consumidores, além de incertezas sobre o futuro da pandemia e da economia, são exemplos que fazem parte da realidade dos brasileiros", afirma Cesario Nakamura, presidente da Alelo.

Com a pandemia, restaurantes ficaram mais vazios e registraram queda nas vendas. (Foto: Arquivo/Kisie Ainoã)
Com a pandemia, restaurantes ficaram mais vazios e registraram queda nas vendas. (Foto: Arquivo/Kisie Ainoã)

Pandemia - De acordo com o levantamento, as variações calculadas comparando 2021 com 2019, período pré-pandemia, o índice de consumo em restaurante mostra queda nos três indicadores em novembro: -17,4% no faturamento, -23,9% na quantidade de vendas e --13,1% no número de estabelecimentos que realizou transações.

Já ao ter como base o comportamento de consumo em supermercados, houve aumento de 10,9% no faturamento e 0,2% na quantidade de transações. O segmento encerrou o período com queda de -1,5% no número de estabelecimentos.

Segundo os pesquisadores da Fipe, os últimos resultados evidenciam que as diferenças entre o comportamento do consumo em supermercados e em restaurantes têm se prolongado para além do fim das restrições sanitárias, mesmo com o avanço notável da campanha de vacinação no País.

Em termos regionais, adotando como parâmetro a variação do valor gasto em restaurantes entre novembro de 2019 e novembro de 2021, é possível evidenciar um maior impacto na região Centro-Oeste (-31,3%). Entre as demais, a queda no valor total gasto foi de: Sul (-29,8%), Nordeste (-29,1%), Sudeste (-28,4%) e Norte (-25,6%).

Nos siga no Google Notícias