ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 32º

Educação e Tecnologia

Aprovação em massa evita injustiça, alega Secretaria de Educação

Reprovações, se houverem, serão para os estudantes que sumiram ou não entregaram nenhuma das atividades propostas neste ano

Lucia Morel | 17/11/2020 16:06
Segundo superintendente, reprovação possível foi defendida por pais de alunos. (Foto: Reprodução Semed)
Segundo superintendente, reprovação possível foi defendida por pais de alunos. (Foto: Reprodução Semed)

Para não cometer injustiça com alunos, Semed escolheu a progressão continuada em todas as séries escolares em 2020. O superintendente de políticas educacionais da Semed (Secretaria Municipal de Saúde), Waldir Leonel explicou que não reprovar os estudantes foi a medida mais adequada diante do ano letivo conturbado.

Ontem, em publicação do Diário Oficial, a secretaria colocou em vigor a medida, que vale para todas as séries do ensino público municipal. Reprovações, se houverem, serão para os estudantes que sumiram ou não entregaram nenhuma das atividades propostas neste ano escolar.

Não queremos injustiça com a criança. O conselho de professores vai decidir se esses alunos tem condições ou não de progredir. O que não é muito diferente do que ocorre no presencial. Alguns casos vão para o conselho para saber se vão ser aprovados ou não”, disse.

Os casos sob análise incluem desde crianças que mudaram de cidade ou Estado e os pais não pediram a transferência escolar, até quem foi encontrado, através da busca ativa, em condições de vulnerabilidade ou mesmo de negligência.

Essas crianças serão avaliadas pelos professores diante do histórico apresentado antes da pandemia, analisando como eram o aprendizado e o desempenho, para verificar se haveria condições delas seguirem para uma série posterior, mesmo não tendo participado este ano.

“Quem é que conhece o aluno? O professor, a escola. Não tem decisão nossa. A escola que conhece a realidade de cada um. É preciso analisar com critérios e cautela a situação de cada um”, reforça Leonel.

Ele explica ainda que reunião e questionário com as Associações de Pais e Mestres e ainda com os diretores das escolas, ficou definido que poderia haver retenções/reprovações, mas a análise dos casos ficaria a cargo das escolas e professores.

O superintendente lembrou ainda do reforço/recuperação a que todos os alunos da rede municipal serão submetidos no ano que vem. Mesmo quem apresentou desempenho satisfatório, passará por essas aulas, a serem realizadas no contraturno escolar com vias a recuperar qualquer defasagem no aprendizado.

Para Leonel, apesar de alguns dizerem que sim, “este não foi um ano perdido, tivemos aulas, empenho. O trabalho foi feito e vem sendo feito, com resultados positivos”, avalia.

Nos siga no Google Notícias