ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Educação e Tecnologia

Às vésperas da prova estudantes adotam estratégias para vencer concorrência

Exercícios físicos, filmes, resumos e até visita surpresa fazem parte da preparação

Cleber Gellio e Jéssica Fernandes | 20/11/2021 17:52
Prova acontece neste domingo (21) em todo território nacional (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)
Prova acontece neste domingo (21) em todo território nacional (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)

Após um ano de intenso preparo o grande dia chegou: o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é neste domingo (21). Agora, será que adianta correr atrás do tempo perdido e querer se dedicar aos estudos e ganhar algumas horas ou é melhor relaxar?

Elisa Bitencourt dos Santos, 21 anos, tem uma rotina puxada, estuda em casa todos os dias das7h às 22h e vai tentar pela quarta vez uma vaga para medicina. Ela se dedica aos estudos através de conteúdos on-line, além de aulas de reforços presenciais para a disciplina de matemática que ocorrem uma vez por semana. Para relaxar, nada de contato em relação à prova. “Hoje não vou fazer nada a respeito porque essa semana foi de muita revisão. Vou fazer alguns exercícios físicos e dar uma boa caminhada para tentar dormir bem, além de assistir alguma série”, disse a estudante.

A estudante Sabrina Silva Almeida, 20 anos, está em sua terceira tentativa e compartilha da mesma opinião de sua concorrente direta por uma vaga no curso de medicina. Embora tenha passado pelo ensino presencial em 2019, devido à pandemia, atualmente estuda pelo método virtual com professores particulares, chegando a estudar 10 horas por dia, o que para ela já é o suficiente para chegar bem no dia do exame. Além de ajuda profissional com psicólogo para manter a mente tranquila. “A saúde mental é muito importante porque este é um momento de muita pressão. Muitas vezes o candidato se prepara bem durante o ano e acaba por fazer um trabalho ruim no dia da prova por ficar ansioso. Por isso, hoje vou descansar e ver filmes. Estar com a cabeça boa faz toda diferença.

Material de estudo de Ana Carolina, pronto para ser consultado (Foto: Arquivo pessoal)
Material de estudo de Ana Carolina, pronto para ser consultado (Foto: Arquivo pessoal)

Melhor amiga, porém concorrente de Sabrina, Ana Carolina dos Reis, 19 anos, não opta pelo descanso e afirma que com ela essa estratégia não funciona. Ela costuma fazer resumos para manter o conteúdo ‘fresco’ na memória. “Estudo nos dias de semana com pausas programadas entre conteúdo e academia. Quando retomo no período noturno, às vezes vou até duas da madrugada. Já na véspera do exame e até mesmo no dia ainda dou uma revisada, principalmente na fase de humanas, preciso olhar e até mesmo escrever para fixar, pois a memória fotográfica me ajuda”, explica.

Visita surpresa 

A equipe Montessori sai às ruas para desejar a cada um de seus alunos uma boa prova. “Durante o ano, o trabalho foi árduo, agora é hora de finalizar emanando boas vibrações, alegria e mostrando que estamos juntos”, disse a professora Bianca Oliveira.



Como consultar o local da prova

Além de estudar, os candidatos precisam se programar para os dias de prova. Para isso, é fundamental consultar o local com antecedência. A informação está disponível no cartão de confirmação de inscrição, por meio da página do participante, no portal do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Siga o passo a passo para acessar as informações:

 1. Acesse a Página do Participante no site do Inep;

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade


2. Clique em "Página do Participante - Entrar com gov.br;

3. Insira o número do CPF e a senha cadastrada no ato da inscrição;

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

4. Na Página do Participante, terá acesso a todas as informações e poderá consultar o local de prova.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade


Depois de conferir o local do exame, outro cuidado que pode garantir um dia de prova mais tranquilo é verificar o percurso até o local. Simular o tempo do trajeto também auxilia no deslocamento, sem contar que ajustes de relógios e sair de casa com antecedência, além de confirmar o horário de abertura e de fechamento dos portões, é fundamental.

Nos siga no Google Notícias