A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 09 de Dezembro de 2019

23/07/2019 14:49

Com impressora 3D e satélite, ExpoT&C é “feira de ciências” dentro SBPC

A exposição reúne universidades, institutos de pesquisa, agências de fomento, entidades governamentais e setor empresarial de todo

Fernanda Palheta
No estande do ITA, na ExpoT&C, participantes da SBPC acompanharam o funcionamento de uma impressora 3D (Foto: Marina Pacheco)No estande do ITA, na ExpoT&C, participantes da SBPC acompanharam o funcionamento de uma impressora 3D (Foto: Marina Pacheco)

Com satélite que já foi lançado no espaço e impressora 3D, a ExpoT&C é uma grande feira de ciência dentro da 71ª Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência). Na tenda no campus da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande, estão reunidas universidades, institutos de pesquisa e entidades governamentais de todo o país que apresentam e prestam contas para a sociedade da atuação.

“A exposição é como uma grande feira de ciência dentro da SBPC. É uma forma de apresentação aos jovens que estão nas universidades e ao público de conhecer e descobrir quais são estas instituições e os trabalhos desenvolvidos”, aponta o superintendente da SBPC, Luiz Dionisio.

Segundo ele, a ciência e tecnologia está distante da sociedade. “Hoje isso é totalmente desconhecido da população e a exposição vem como um prestação de contas”, compara.

A aglomeração no estande do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) é explicada pela presença de um satélite que já foi lançado no espaço, uma impressora 3D funcionando a todo o vapor e um desafio.

O satélite, lançado em dezembro do ano passado, é resultado de um projeto do Instituto e surpreende quem passa pelo local pelo tamanho. Já a impressora de 20 centímetros faz parte da divulgação do laboratório aberto o ITA, que disponibiliza para a sociedade mais de 100 equipamentos, entre eles uma máquina de corte a laser e uma bancada eletrônica.

Quem passa pelo estande do ITA também busca informação. A dúvida mais comum dos participantes é sobre as regras da pós-graduação e forma de ingresso do Instituto.

Na tenda no campus da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande, estão reunidas universidades, institutos de pesquisa e entidades governamentais de todo o país (Foto: Marina Pacheco)Na tenda no campus da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande, estão reunidas universidades, institutos de pesquisa e entidades governamentais de todo o país (Foto: Marina Pacheco)
Estande do ITA tem impressora e satélite (Foto: Marina Pacheco)Estande do ITA tem impressora e satélite (Foto: Marina Pacheco)

De todo o país - Além do ITA, estão presentes na ExpoT&C UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul), Confap (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa), Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), entre outras instituições.

O presidente do Confap, Evaldo Vilela, destaca a importância do espaço para dar visibilidade a atuação do conselho e das fundações de amparo a pesquisa. "A presença na SBPC é muito importante para mostrar o que é feito", afirma.

Campo Grande News - Lista Vip WhatsApp
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions