ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JUNHO, SEXTA  14    CAMPO GRANDE 28º

Educação e Tecnologia

Cursos gratuitos de espanhol, inglês e Libras recebem inscrições em 8 cidades

Há vagas em Campo Grande, Aquidauana, Corumbá, Coxim, Dourados, Naviraí, Ponta Porã e Três Lagoas

Por Caroline Maldonado | 30/05/2024 15:50
Fachada do Instituto Fedeal em Aquidauana (Foto: Divulgação/IFMS)
Fachada do Instituto Fedeal em Aquidauana (Foto: Divulgação/IFMS)

O IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) oferece 571 vagas em cursos de espanhol, inglês e Libras (Língua Brasileira de Sinais), sendo 140 para novas turmas e 431 para classes em andamento. O período de inscrições fica aberto até 10 de junho.

As turmas são de níveis básico e intermediário, com aulas presenciais nos municípios de Campo Grande, Aquidauana, Corumbá, Coxim, Dourados, Naviraí, Ponta Porã e Três Lagoas. Os cursos fazem parte da FIC (Formação Inicial e Continuada).

Do total de vagas, 75% são para estudantes e servidores do IFMS e as demais são para o público externo. As inscrições devem ser feitas pela internet, na Página do Candidato da Central de Seleção, mas os candidatos que não têm acesso à internet podem comparecer à Cerel (Central de Relacionamento) das unidades do IFMS na cidade e solicitar uso de um computador da instituição para fazer a inscrição.

Clique aqui para ver os endereços e horários de atendimento de cada unidade e aqui para acessar a Central de Seleção.

Nivelamento - Os candidatos às vagas das turmas em andamento deverão fazer o teste de nivelamento para avaliar conhecimentos e o nível de proficiência e definir o nível a que concorrerão no sorteio eletrônico.

O nivelamento será realizado de forma on-line, no Moodle (Ambiente Virtual de Aprendizagem e Gerenciamento de Cursos), em dia e horário que serão divulgados na Central de Seleção.

A aprovação no teste de nivelamento não garante a convocação. Isso porque, além de comprovar conhecimentos prévios na língua, o candidato deverá ser selecionado no sorteio, dentro do número de vagas disponibilizado na turma.

Cronograma - A previsão é que no dia 12 de junho sejam divulgadas a relação preliminar das inscrições homologadas e a convocação para o teste de nivelamento.

Entre os dias 14 e 21 de junho, serão realizados os testes de nivelamento on-line, com o resultado previsto para o dia 28, juntamente à relação preliminar de candidatos aptos ao sorteio.

O sorteio eletrônico será realizado no dia 4 de julho, com o resultado preliminar previsto para o dia seguinte.

A classificação final do processo seletivo e a divulgação da 1ª chamada serão publicadas no dia 10 de julho.

Material - Os cursos não tem custo de mensalidades, mas os estudantes matriculados deverão adquirir o livro que será utilizado durante as aulas.

Para o curso de Espanhol, o livro indicado é Nuevo Ven 1 para a primeira etapa e Nuevo Ven 2 para a segunda etapa, da Editora Edelsa. Já o curso de Inglês prevê o livro Interchange 1, 5th Edition, para a primeira etapa; e Interchange 2, 5th Edition, para a segunda etapa, ambos da Cambridge University Press.

Já para o curso de Libras, o livro indicado é ‘LIBRAS? Que língua é essa?: Crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda’, de autoria de Audrei Gesser, publicado pela Editora Parábola no ano de 2009.

Nos siga no Google Notícias