ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 24º

Educação e Tecnologia

Estado cria programa para melhorar aprendizagem da Matemática

Governo fará iniciativa com prefeituras para capacitar e incentivar professores da disciplina

Por Maristela Brunetto e Caroline Maldonado | 25/03/2024 12:45
Governador divulgou programa a prefeitos e secretários de Educação (Foto: Divulgação/ Álvaro Rezende)
Governador divulgou programa a prefeitos e secretários de Educação (Foto: Divulgação/ Álvaro Rezende)

O Governo do Estado vai anunciar um programa chamado "MS Matemática" para aperfeiçoar a formação de professores e melhorar a aprendizagem da Matemática. A iniciativa será realizada em parceria com as prefeituras, já que o Ensino Fundamental é atribuição delas, e inclui auxílio financeiro a docentes para o ensino no próprio horário da aula.

O foco do programa são alunos do 4º e 5º ano. O governo oferecerá a capacitação, material didático especial e o auxílio aos professores e formadores, “para que eles tenham o incentivo e trabalhem com a Matemática mais a fundo, né?”, comentou o secretário de Educação, Hélio Daher, após o governador Eduardo Riedel anunciar a iniciativa, durante reunião com prefeitos e secretários da área esta manhã, na Governadoria.

Daher explicou que o programa seguirá os moldes de incentivo do MS Alfabetiza, criado na gestão de Reinaldo Azambuja. Ele ainda não tinha um orçamento fechado para o projeto, mencionando apenas que o Alfabetiza envolveu a quantia de R$ 30 milhões e a nova ação deve ficar nessa cifra.

Já o governador apontou a necessidade de aperfeiçoar o ensino da Matemática porque há grande deficiência nessa formação, “que não é um problema só de Mato Grosso do Sul, é do Brasil, e nós temos que enfrentar isso de maneira muito assertiva”, comentou com os prefeitos. Ele complementou que era preciso que os alunos saíssem da escola com conhecimento pleno do português, mas também “do raciocínio lógico fundamental para o desenvolvimento da vida de qualquer pessoa.”

Ainda na reunião com prefeitos e secretários, ele apontou o desafio de levar ensino em período integral a toda a rede estadual, que tem 348 escolas, estando em cerca de 62%, assim como aperfeiçoar a infraestrutura, não se tratando apenas de pintura de prédios. Os investimentos apontados somam R$ 550 milhões em 2023 e neste ano.

Nesse ponto, Riedel mencionou alguns desafios de logística para o transporte de alunos, como no caso do Pantanal e destacou a união das três esferas do poder público, já que o encontro reunia Governo Estadual, prefeituras e técnicos do MEC (Ministério da Educação) para tratar de repasses federais, por meio do FNDE (Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação).

Após falar de questões estruturais, ele mencionou sobre a importância da qualificação dos profissionais da educação e “a formação continuada, da capacidade de interagir com todas as transformações que a sociedade vive”, uma referência à tecnologia.

O governo tem uma parceria público-privada para estender o acesso à internet a todas as suas estruturas no Estado e quer ainda este ano ter todas as escolas conectadas à fibra óptica. “E aí abre a janela para a lousa digital, abre a janela para a interatividade para o professor dentro da sala de aula, que é uma estrutura fundamental para esse avanço que a gente tem conquistado.”

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias