ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Educação e Tecnologia

IFMS tem o maior número de projetos finalistas na Febrace

Adriano Fernandes | 19/03/2019 23:32
Alunos que participam da edição 2019 da feira em São Paulo. (Foto: Divulgação)
Alunos que participam da edição 2019 da feira em São Paulo. (Foto: Divulgação)

Pelo segundo ano consecutivo, o IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) é a instituição da rede federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica que reúne o maior número de projetos de pesquisa finalistas na Febrace (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia).

A edição 2019 do evento científico, considerado o maior de ensino médio do país, teve início nesta terça-feira, 19, em São Paulo. Estudantes do IFMS apresentam 14 projetos em 12 diferentes áreas: Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Ciência da Computação, Botânica, Educação Física, Educação, Sociologia, Agronomia, Microbiologia, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Matemática, Arquitetura e Urbanismo, e Materiais e Metalúrgica.

Um dos projetos finalistas do IFMS trata da "Aplicação de sensores microcontrolados no monitoramento do armazenamento de soja em silo bolsa" e é desenvolvido pelos estudantes do curso técnico em Informática de Nova Andradina, Carlos Daniel Machado, João Eduardo dos Santos, ambos com 18 anos, e Shellen Ortney, 17.

Sob orientação dos professores Fernando da Conceição e Renato Garcia, os estudantes criaram um sistema para evitar perdas de grãos em silos bolsas. "Dados da Embrapa revelam que as perdas nesse tipo de silo são exorbitantes, o que poderia ser evitado por meio do monitoramento dos grãos armazenados. Desenvolvemos um sistema com a aplicação de sensores", explicou Carlos Daniel.

A feira termina na próxima quinta-feira (21), quando serão premiados os idealizadores dos melhores projetos.

Nos siga no Google Notícias