Inep libera declaração de conclusão do ensino médio via Enem 2025
Documento permite pré-matrícula no Sisu, Prouni e Fies e retoma certificação suspensa desde 2017
O Inep, órgão vinculado ao MEC, liberou nesta sexta-feira (30) a emissão da declaração de conclusão do ensino médio para participantes do Enem 2025.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou a declaração de conclusão do ensino médio para participantes do Enem 2025. O documento permite a pré-matrícula em universidades via Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026 e participação em programas federais como Prouni e Fies. Para obter a declaração, os candidatos devem atingir pontuação mínima de 450 pontos em cada área do conhecimento e 500 na redação, além de ter 18 anos completos. O acesso é feito pela Página do Participante do Enem, e o certificado definitivo estará disponível a partir de 2 de março na plataforma Certificado Digital.
O documento permite que candidatos aprovados façam a pré-matrícula em universidades pelo Sisu 2026 e participem de programas federais como o Prouni e o Fies.
- Leia Também
- MEC divulga lista de selecionados do Sisu 2026; MS tem 6,4 mil vagas
- UFMS sobe indicadores de ensino e pesquisa em avaliação internacional
Para acessar a declaração, o estudante deve entrar na Página do Participante do Enem, fazer login e acessar a página de resultados. Em seguida, basta clicar na opção “gerar declaração” para emitir o documento.
A emissão está condicionada ao cumprimento de critérios mínimos. O candidato precisa ter obtido pelo menos 450 pontos em cada área do conhecimento, matemática, linguagens, ciências da natureza e ciências humanas, além de 500 pontos na redação. Também é exigido ter 18 anos completos até a data da primeira prova da edição do exame.
Segundo o Inep, a declaração e a certificação só ficam disponíveis para quem atingir as notas mínimas e atender aos pré-requisitos das instituições de ensino nas quais foi aprovado. O certificado definitivo será emitido a partir de 2 de março, pela plataforma Certificado Digital. Até lá, a declaração pode ser usada como comprovante de conclusão do ensino médio.
A possibilidade de usar o Enem como forma de certificação foi retomada em 2025, após ter sido suspensa em 2017. A liberação do documento ocorre depois de reclamações de estudantes nas redes sociais, que relataram falta de informações e dificuldades para emitir a declaração.
Inicialmente, o processo previa a retirada do certificado em unidades dos Institutos Federais ou em instituições estaduais conveniadas, mediante apresentação de documentação. A emissão digital busca simplificar o acesso e reduzir a burocracia.


