Inscrições para o Enem 2024 abrem segunda-feira com novidades na certificação
Participantes maiores de 18 anos poderão usar nota do Enem para obter certificado de conclusão do Ensino Médio
A edição deste ano do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) voltará a oferecer certificação de conclusão do ensino médio, conforme anunciou o MEC (Ministério da Educação). O retorno do serviço foi oficializado no edital publicado em edição extra do Diário Oficial da União, nesta sexta-feira (23).
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
De acordo com o edital, a certificação é destinada a participantes maiores de 18 anos que indicarem, no momento da inscrição, que realizarão a prova com essa finalidade. As instituições certificadoras serão divulgadas posteriormente, por meio de portaria específica do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).
Com a retomada da certificação pelo Enem, o MEC esclareceu que o exame não excluíra o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), que continuará sendo aplicado.
Outra novidade anunciada é o pré-preenchimento da inscrição para estudantes da rede pública que estão concluindo o ensino médio. Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, a mudança busca simplificar o processo e estimular a participação. “Basta entrar na página, confirmar a inscrição e fazer a opção pela prova de línguas”, destacou.
Também foi informado que travestis, transexuais e pessoas transgênero poderão utilizar automaticamente o nome social, conforme os dados cadastrados na Receita Federal. O participante deve consultar as informações no site do órgão e atualizá-las, se necessário.
Provas e inscrições - As inscrições serão abertas nesta segunda-feira (26) e seguem até o dia 6 de julho, exclusivamente pela Página do Participante. Acesse clicando aqui.
Os candidatos terão até o dia 11 de junho para efetuar o pagamento da taxa de inscrição, que permanece em R$ 85, podendo ser paga por boleto, Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança.
Estudantes que estejam concluindo o ensino médio, em qualquer modalidade, na rede pública, terão isenção automática da taxa, mesmo que não a tenham solicitado.
Além disso, não será gerado boleto para participantes que informarem que utilizarão a nota do Enem para obter o certificado de conclusão do ensino médio ou para a declaração parcial de proficiência, e que estejam inscritos no CadÚnico.
O exame será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro. Entretanto, nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, as provas ocorrerão nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à realização da 30ª COP (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.