ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
MAIO, DOMINGO  25    CAMPO GRANDE 23º

Educação e Tecnologia

Inscrições para o Enem 2025 começam nesta segunda-feira

O Exame Nacional voltou a ser um caminho para obter o certificado de conclusão do Ensino Médio

Por Viviane Oliveira | 25/05/2025 16:35
Inscrições para o Enem 2025 começam nesta segunda-feira
Estudantes chegando para fazer a prova no Enem do ano passado na Uniderp (Foto: arquivo / Campo Grande News)

As inscrições para a edição de 2025 do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) começam nesta segunda-feira (26). Os interessados devem se inscrever na Página do Participante, no site do Inep, até o dia 6 de junho.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 iniciam nesta segunda-feira (26) e seguem até 6 de junho. Os interessados devem se inscrever pela Página do Participante no site do Inep, com taxa de R$ 85, que pode ser paga até 11 de junho via boleto, Pix ou cartão. As provas acontecerão em 9 e 16 de novembro, exceto em Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, onde serão realizadas em 30 de novembro e 7 de dezembro devido à COP30. O exame volta a certificar a conclusão do Ensino Médio para maiores de 18 anos que atingirem pontuação mínima estabelecida.

A taxa de inscrição do Enem 2025 é no valor de 85 reais e pode ser paga por boleto (gerado na Página do Participante), Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança (a depender do banco). O prazo para fazer o pagamento vai até 11 de junho.

Neste ano, além de servir como porta de entrada para as principais universidades do País, o Enem voltou a ser um caminho para obter o certificado de conclusão do Ensino Médio. O método vale para maiores de 18 anos que não tenham finalizado o ciclo da educação básica. É preciso que o candidato atinja ao menos 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento das provas e nota acima de 500 pontos na redação.

Em 2025, segundo o edital divulgado pelo Ministério da Educação, as provas deverão ocorrer em novembro, nos dias 9 e 16. A exceção é o Pará, estado em que três cidades – Belém, Ananindeua e Marituba – realizaram o Enem em 30 de novembro e 7 de dezembro, por conta da COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima).

As provas serão reaplicadas nos dias 16 e 17 de dezembro para os participantes que faltaram por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas. Assim como nas demais edições, serão quatro provas objetivas e uma redação em língua portuguesa. Cada prova objetiva terá 45 questões de múltipla escolha.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias