ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
DEZEMBRO, DOMINGO  14    CAMPO GRANDE 27º

Educação e Tecnologia

Mais de 18 mil estudantes encaram o último processo seletivo de 2025 da UFMS

Provas das três etapas seriadas começaram às 8h e seguem até às 13h, no horário de Mato Grosso do Sul

Por Mylena Fraiha e Maria Gabriela Arcanjo | 14/12/2025 09:10
Mais de 18 mil estudantes encaram o último processo seletivo de 2025 da UFMS
Estudantes chegam ao bloco Multiuso da UFMS para realizar provas do Passe nesta manhã (Foto: Paulo Francis).

Mais de 18 mil candidatos realizam neste domingo (14) a 1ª, 2ª e 3ª etapas do Passe, Programa de Avaliação Seriada Seletiva da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), em 11 municípios do Estado. As provas começaram às 8h e seguem até as 13h, no horário de Mato Grosso do Sul.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Mais de 18 mil candidatos participam das três etapas do Programa de Avaliação Seriada Seletiva (Passe) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) em 11 municípios do estado. As provas, realizadas neste domingo, oferecem vagas em cursos presenciais e a distância para ingresso em 2026. O programa, que superou o vestibular tradicional em número de inscritos, apresenta três novos cursos: Relações Internacionais, Inteligência Artificial e Licenciatura em Ciências Sociais. A avaliação seriada permite que os estudantes sejam testados apenas no conteúdo correspondente ao seu ano letivo, reduzindo a ansiedade típica dos processos seletivos.

O processo seletivo oferece vagas em cursos de graduação presenciais e a distância, com ingresso válido exclusivamente para o ano letivo de 2026. As provas presenciais ocorrem em Campo Grande, Aquidauana, Chapadão do Sul, Corumbá, Coxim, Dourados, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas.

Já a modalidade on-line é destinada aos candidatos que optaram por fazer a prova em casa, desde que disponham de computador com câmera ligada durante todo o período do exame.

Na manhã de hoje, estudantes que chegaram sem imprevistos aproveitaram o momento para comentar expectativas e planos para o futuro. Uma delas é Ana Clara Gomes Garcia, de 17 anos, que está no segundo ano do ensino médio e cursa informática no IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul).

Mais de 18 mil estudantes encaram o último processo seletivo de 2025 da UFMS
Ana Clara diz que ira prestar a primeira fase e afirma estar confiante no desempenho (Foto: Paulo Francis).

Ana Clara diz que ira prestar a primeira fase e afirma estar confiante no desempenho. “No instituto, a gente aprende o mesmo conteúdo que cai no Passe, então estou achando que vai ser bem mais fácil para mim”, disse.

Ela pretende cursar Engenharia da Computação e avalia que pode ter melhor desempenho em Ciências Humanas, apesar de gostar mais de Matemática. “Às vezes bate aquele desespero por causa das fórmulas, mas acho que ainda assim vou me sair bem”, comenta a estudante.

Mais de 18 mil estudantes encaram o último processo seletivo de 2025 da UFMS
Arthur diz que encara o Passe como seu primeiro vestibular (Foto: Paulo Francis).

Também aluno do IFMS, Arthur Gomes, de 16 anos, encara o Passe como seu primeiro vestibular. Ele ainda não definiu o curso, mas se identifica com a área de Comunicação. “Gosto bastante de comunicação. Penso em audiovisual”, afirmou.

Sem uma preparação específica além do conteúdo escolar, Arthur disse estar moderadamente ansioso, mas confiante. “É a primeira fase. Dá para focar mais nas outras depois”, comentou.

Ampliação - O diretor de Planejamento e Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação da UFMS, Dionísio Machado Leite Filho, destacou que o Passe tem como principal objetivo ampliar o acesso de estudantes do ensino médio à universidade pública e reduzir a ansiedade típica dos processos seletivos.

Segundo ele, o programa funciona como uma avaliação seriada, em que cada etapa corresponde ao conteúdo estudado ao longo do ano letivo. “Os alunos do primeiro ano fazem prova com componentes do primeiro ano, do segundo ano com conteúdos do segundo e do terceiro ano com os componentes do terceiro ano. Isso permite que o estudante fique mais à vontade, se familiarize com o modelo de prova e trabalhe conteúdos que já vêm sendo estudados durante o ano”, explicou.

Dionísio ressaltou ainda que, em 2025, o Passe superou o vestibular tradicional em número de inscritos, o que reforça a consolidação do programa. “Nós tivemos cerca de 18 mil inscritos no Passe, distribuídos entre Passe 1, Passe 2 e Passe 3. Para nós, é uma conquista institucional muito importante”, afirmou.

Entre as novidades deste ano estão os cursos de Relações Internacionais, oferecido pela Escola de Administração e Negócios; Inteligência Artificial, da Faculdade de Computação; e Licenciatura em Ciências Sociais, da Faculdade de Ciências Humanas.

Dionísio diz que a expectativa é de boa procura pelos novos cursos,  já que atendem demandas regionais. "São cursos que têm demanda regional e até internacional”, afirmou. Entretanto, ele lembrou que a escolha do curso ocorre apenas no Passe 3, enquanto nas etapas iniciais os candidatos realizam apenas as provas.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.