MS entra em programa nacional que vai ajudar a contratar professores
Estado aderiu à Prova Nacional Docente, criada pelo MEC para facilitar concursos e melhorar a seleção
Mato Grosso do Sul está entre os 22 estados que aderiram à Prova Nacional Docente, a PND, criada pelo Ministério da Educação para ajudar estados e municípios a contratar professores para as escolas públicas. A prova será aplicada em 26 de outubro e as inscrições devem ser feitas de 14 a 25 de julho, no site oficial da PND.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A ideia é simples: o governo federal vai aplicar uma avaliação para professores, e os resultados poderão ser usados pelas prefeituras e estados como etapa de concursos públicos ou processos seletivos em 2026. Ou seja, quem for bem na PND poderá ter mais chances de conseguir uma vaga como professor nas redes públicas de ensino em todo Brasil.
Segundo o MEC, a prova não é um concurso, mas funciona como uma pré-seleção. Cada estado ou município decide se vai usar o resultado como etapa única ou se vai aplicar outras fases, como prova prática ou análise de currículo. Dessa forma, os estados podem economizar na realização de certames.
O objetivo do programa é estimular a realização de concursos públicos, aumentar o número de professores efetivos nas escolas e melhorar a qualidade do ensino. A PND faz parte do programa Mais Professores para o Brasil, lançado para valorizar o magistério e melhorar a formação de quem ensina.
As redes de ensino que aderiram à PND têm até o dia 10 de julho para informar ao MEC como vão usar os resultados da prova em 2026. Já os candidatos poderão conferir a lista de municípios participantes no site do Ministério da Educação.
O resultado final da prova será divulgado no dia 10 de dezembro. Veja as datas: