ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JUNHO, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 22º

Educação e Tecnologia

MS reduz abandono escolar e melhora fluxo no Ensino Médio

Apesar do avanço na permanência dos estudantes na rede pública, distorção idade-série ainda é desafio

Por Ângela Kempfer | 26/06/2026 10:09
MS reduz abandono escolar e melhora fluxo no Ensino Médio
Turma do Ensino Médio em escola de Campo Grande (Foto: Arquivo)

Mato Grosso do Sul registrou melhora significativa nos principais indicadores do ensino médio da rede pública entre 2022 e 2025. Os dados são da segunda etapa do Censo Escolar 2025, divulgada nesta sexta-feira (26) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC).

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

MS registrou melhora nos indicadores do ensino médio público entre 2022 e 2025, segundo o Censo Escolar divulgado pelo Inep. O abandono escolar caiu de 5,1% para 0,9%, a reprovação recuou de 12,1% para 3,9% e a distorção idade-série diminuiu de 27,7% para 20,8%. Os resultados acompanham tendência nacional e são atribuídos a políticas como o programa Pé-de-Meia, que beneficiou 83.455 estudantes no estado.

No período analisado, a taxa de abandono escolar caiu de 5,1% para 0,9% no Estado. O recuo é expressivo e indica que menos estudantes estão deixando a escola antes da conclusão do ensino médio.

Outro indicador que mostra avanço é a distorção idade-série, que mede o atraso escolar. Em Mato Grosso do Sul, o índice recuou de 27,7% para 20,8%. Apesar da melhora, esse ainda é um dos pontos mais sensíveis do sistema educacional, já que revela estudantes que chegam ao ensino médio fora da idade adequada ou com histórico de repetências.

Os resultados de Mato Grosso do Sul seguem a tendência observada no país. No Brasil, no mesmo período, a reprovação caiu 62%, o abandono recuou 61% e a distorção idade-série teve redução de 28%.

O conjunto dos dados indica uma melhora geral no ensino médio público, especialmente a partir de 2023, quando políticas federais de permanência e aprendizagem foram ampliadas, como programas de escola em tempo integral e estratégias de conectividade na rede pública.

Entre as iniciativas apontadas pelo MEC como fatores de impacto está o programa Pé-de-Meia, criado em 2024. Em Mato Grosso do Sul, 83.455 estudantes foram beneficiados desde o início da política, segundo dados oficiais.

A proposta é incentivar a permanência dos jovens na escola por meio de apoio financeiro vinculado à frequência e à conclusão do ensino médio.

Mais jovens permanecem na escola

Outro indicador que reforça a tendência de melhora é o aumento da participação de estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Entre 2022 e 2025, houve crescimento de 46% nas inscrições de concluintes da rede pública.

Além disso, o Inep aponta queda de 28% na taxa de não retorno ao ensino médio, ou seja, menos jovens estão abandonando os estudos entre um ano letivo e outro.

Segundo o órgão, essa mudança é relevante porque evita a perda de milhares de estudantes que poderiam ficar fora da escola definitivamente.