ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 30º

Educação e Tecnologia

Plataforma que bloqueia celulares à distância registra 30 mil ocorrências

Mais de 1,7 milhão de usuários já se cadastraram no Celular Seguro, lançado em 2023

Por Gustavo Bonotto | 12/03/2024 22:55
Plataforma permite o registro de ocorrência após furtos. (Foto: Arquivo/Clara Frias)
Plataforma permite o registro de ocorrência após furtos. (Foto: Arquivo/Clara Frias)

O programa Celular Seguro ultrapassou a marca de 30 mil alertas referentes a perda, roubo ou furto de aparelhos, a partir de usuários que já se cadastraram na ferramenta, informa o Ministério da Justiça e Segurança Pública em nota divulgada nesta terça-feira (12).

Lançada em dezembro do ano passado, a iniciativa possui mais de 1,7 milhão de usuários cadastrados em todo o país, com 1,3 milhão de celulares registrados. Só em Mato Grosso do Sul foram pedidos de bloqueio, média de 5 ao dia. O Estado é o quinto que menos teve solicitações, o que demostra a princípio relativo controle nos índices de furtos e roubos de celulares.

O programa possibilita o bloqueio de dispositivos e aplicativos digitais às vítimas de furto, roubo ou perda, a partir do acionamento de um “botão de emergência” que deve ser utilizado somente nesses casos.

O acesso ao Celular Seguro é feito por meio do site gov.br. Os aparelhos podem ser registrados via site (celularseguro.mj.gov.br) ou aplicativo, disponíveis na Play Store (Android) e na App Store (iOS).

Cada cidadão registrado no Celular Seguro poderá indicar pessoas de confiança, que estarão autorizadas a efetuar os bloqueios. Também é possível que a própria vítima bloqueie o aparelho acessando o site por um computador.

O Ministério esclarece que não há opção de bloqueio temporário, e se o aparelho for recuperado, o usuário deve contatar a operadora e outros parceiros do Projeto Celular Seguro para reativar seus acessos. O aplicativo promete ser uma ferramenta essencial na proteção dos brasileiros contra crimes relacionados a dispositivos móveis, promovendo a segurança digital e a confiança da população nas ações do governo.

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News no WhatsApp e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias