Prefeito apresenta projeto para regulamentar internet 5G
Após sancionada, lei vai preparar Campo Grande para nova tecnologia
O prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), apresentou projeto de lei à Câmara Municipal que regulamenta a tecnologia 5G na Capital. Este é um dos primeiros passos para adequação à Lei Geral de Antenas.
“Campo Grande já está preparada para receber a nova tecnologia 5G e os seus benefícios para todas as áreas. A mensagem do Executivo foi elaborada por técnicos da Prefeitura e representantes da população nos conselhos municipais. Um documento técnico, moderno e elaborado de forma democrática”, declarou o chefe do Executivo municipal.
- Leia Também
- Com 5G chegando, Anatel divulga lista de aparelhos compatíveis
- Claro, TIM e Vivo vencem leilão, mas MS terá novas operadoras em 5G
Alguns municípios no País já fizeram essa atualização para alinhamento às normativas federais. São os casos de Porto Alegre (RS), São Paulo (SP), Londrina (PR) e também o Distrito Federal. Assim, este projeto possibilitará que Campo Grande, ao modernizar e atualizar sua legislação municipal esteja preparada para receber a nova tecnologia.
Segundo a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), todas as capitais brasileiras devem contar com o 5G até julho. As operadoras Claro, TIM e Vivo venceram o leilão da tecnologia na Capital no ano passado.
O 5G irá ampliar, por exemplo, os serviços de telecomunicação, melhorando assim, o acesso à internet dos equipamentos públicos, bem como a implantação do videomonitoramento, a viabilização da semaforização inteligente e a entrega de mais serviços digitais para a população.
A nova tecnologia de conectividade 5G já foi lançada comercialmente no Brasil e a atualização certamente possibilitará importantes avanços em áreas como segurança pública, telemedicina, educação à distância, cidades inteligentes e automação. Além disso, a expansão dos serviços contribuirá para a inclusão social dos cidadãos que residem em áreas periféricas e não possuem sinal do celular de qualidade.
Visando simplificar o processo de instalação das Estações Transmissoras de Radiocomunicação (ETR’s), o município, por meio de um grupo técnico, elaborou um instrumento aderente às legislações federais vigentes.
Segundo a Agetec (Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação), a chegada da tecnologia 5G proporcionará um ambiente favorável à expansão da conectividade em todas as áreas do município, sejam elas urbanas ou rurais, e também nos distritos de Anhanduizinho e Rochedo, após a Anatel ter acolhido o pedido do Executivo municipal para incluir os referidos distritos nos projetos para implantação da tecnologia 5G e ampliação da rede atual.
“Melhoria na qualidade dos serviços de rede móvel, desenvolvimento econômico, avanços na telemedicina, carros autônomos e cidades inteligentes. Essas são algumas das expectativas que a chegada do 5G poderá concretizar no nosso município. Podemos dizer que após estudos, análises e debates com as operadoras de telecomunicação e com a população, por meio do Conselho Municipal da Cidade, Campo Grande está preparada para receber a tecnologia 5G”, explica a diretora-presidente da Planurb (Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano), Berenice Maria Jacob Domingues.