ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JUNHO, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 20º

Educação e Tecnologia

Primeiro refeitório do IFMS promete cortar custo da merenda de R$ 11 para R$ 6

Economia permitirá ampliar a oferta de alimentação gratuita para estudantes, diz direção

Por Ketlen Gomes e Geniffer Valeriano | 26/06/2026 16:52
Primeiro refeitório do IFMS promete cortar custo da merenda de R$ 11 para R$ 6
Estudante dos do IFMS participam de inauguração de refeitório na unidade de Campo Grande. (Foto: Maya Severino)

Com expectativa de reduzir em até 45% o custo da merenda escolar, o Campus Campo Grande do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) inaugurou, nesta sexta-feira (26), o primeiro refeitório da unidade. A estimativa é que o valor da refeição caia dos atuais R$ 11 para entre R$ 6 e R$ 7, permitindo ampliar o número de estudantes atendidos diariamente.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Campus Campo Grande do IFMS inaugurou seu primeiro refeitório nesta sexta-feira (26), com expectativa de reduzir em até 45% o custo da merenda escolar, de R$ 11 para entre R$ 6 e R$ 7. O espaço atende cerca de mil estudantes diariamente e faz parte de um investimento de R$ 19,9 milhões para construção de oito refeitórios em campi do instituto, com previsão de conclusão até o segundo semestre de 2026.

A inauguração foi marcada por um almoço servido à comunidade acadêmica, com arroz carreteiro, vinagrete e guaraná. Apesar da entrega do espaço, o refeitório começará a funcionar somente após o período de férias escolares.

Segundo o diretor-geral do Campus Campo Grande, Dejahyr Lopes Júnior, até agora, o campus contratava uma empresa para fornecer kits de alimentação, conhecidos como "merenda fria", compostos principalmente por salgados. Com a nova estrutura, os alimentos serão preparados na cozinha do próprio instituto, com refeições mais completas, incluindo proteína, carboidrato e fruta.

"Nós buscamos, logo após a pandemia, um formato de contratação do que nós chamamos de merenda fria. Uma empresa que vem e entrega kits de alimentação escolar. E a tendência agora, finalizada a obra, os processos que precisam ser finalizados, isso vai ser produzido aqui. Então a gente consegue não só baixar o custo disso aí e quem sabe atender mais estudantes, como por exemplo os alunos do superior. É o nosso desejo", explicou o diretor.

Atualmente, cerca de mil estudantes utilizam diariamente a merenda oferecida pelo campus, de forma gratuita. A unidade atende mais de 2,5 mil alunos. Desse total, entre 1,4 mil e 1,5 mil estão na faixa em que há obrigatoriedade de oferta da alimentação escolar.

Primeiro refeitório do IFMS promete cortar custo da merenda de R$ 11 para R$ 6
Com economia feita com o novo refeitório, unidade pretende aumentar a oferta de merenda. (Foto: Maya Severino)

A estudante Maria Luiza Oliveira, de 19 anos, disse que a inauguração atende a uma reivindicação antiga da comunidade acadêmica, que está reivindicando o refeitório há 14 anos, com diversas petições ao longo do tempo. Ela lembra que, antes da construção do refeitório, os alunos precisavam improvisar os espaços para as refeições.

"A gente comia na área de convivência, na cantina, a gente pedia marmita de fora no almoço. E os lanches, foi em 2023, como foi mencionado pelo Dejahyr, após a pandemia, que a gente conseguiu ter a merenda do lanche em si. Aí a gente se organizava na hora de conviver, pra poder pegar o lanche e comer na cantina, nos blocos. Faltava um lugar adequado", relata a estudante.

A deputada federal Camila Jara (PT) destacou que o novo espaço contribui para a permanência dos estudantes na instituição, que é um problema enfrentado pela educação brasileira atualmente.

"É um problema que a gente está tentando reverter com políticas públicas concretas, e essa é uma das políticas concretas de assistência e de permanência estudantil. Vários alunos relataram que estavam almoçando e a alimentação que eles tinham para permanecer e um dos melhores exemplos de educação que a gente tem no país era salgado e a gente sabe que isso não é nem de perto uma dieta equilibrada", destacou.

Além de Camila Jara, os vereadores Landmark Rios (PT), Jean Ferreira (PT) e a vereadora Luiza Ribeiro (PT) estiveram presentes na inauguração, assim como gestores, servidores e estudantes.

Primeiro refeitório do IFMS promete cortar custo da merenda de R$ 11 para R$ 6
Estudantes do IFMS, parlamentares e diretores do instituto, em inauguração de refeitório. (Foto: Maya Severino)

"Hoje não é simplesmente a entrega de um refeitório. Isso vai muito além da entrega desse espaço; é dignidade para nossos alunos, professores e educadores. Aqui há uma proposta, inclusive, de alimentos que virão da agricultura familiar, diretamente dos produtores para o Instituto Federal", informou Landmark.

O refeitório de Campo Grande é o primeiro dos oito que estão sendo construídos pelo IFMS. Também receberão as estruturas os campi de Aquidauana, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Ponta Porã e Três Lagoas. Naviraí e Nova Andradina já possuem espaços para servir refeições.

O investimento total nas obras é de R$ 19,9 milhões, sendo R$ 13,6 milhões provenientes do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do Governo Federal, e R$ 6,3 milhões de recursos próprios do IFMS. A previsão é que todas as unidades sejam entregues até o segundo semestre de 2026.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.