ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Educação e Tecnologia

Primeiros a entrar pelo "Passe", alunos conquistaram até vaga de Medicina

Conteúdo diluído e possibilidade de identificar pontos para melhorar o desempenho estão entre as vantagens apontadas pelos alunos

Tainá Jara | 22/01/2020 14:54
Vittoria saiu de Coxim para estudar e foi aprovada em 1° lugar em Medicina pelo Passe, da UFMS (Foto: Arquivo Pessoal)
Vittoria saiu de Coxim para estudar e foi aprovada em 1° lugar em Medicina pelo Passe, da UFMS (Foto: Arquivo Pessoal)

Novidade no processo para ingresso na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), o Passe (Programa de Avaliação Seriada Seletiva da UFMS) gerou dúvidas e tornou-se novo desafio para os alunos em busca de vaga no ensino superior. Em 2020, a instituição recebe os primeiros mil aprovados pelo método avaliativo constituído pela aplicação de três provas, cada uma ao final de cada um dos três anos do Ensino Médio.

Junto ao vestibular e o Enem (Exame Nacional de Ensino Médio),a avaliação seriada se tornou mais uma opção para cursar o ensino superior em uma das principais instituições públicas do Estado. Dois candidatos aprovados em primeiro lugar nos cursos de Medicina e Audiovisual, mostram que o sistema vingou.

Para Vittoria Marchesi Santos, 18 anos, e Ismael Luiz Vilanova, 18 anos, o processo foi a oportunidade de realizar um sonho. Eles apontam o conteúdo diluído e a chance de identificar pontos para melhorar o desempenho a cada etapa como as principais vantagens da avaliação.

Aprovada em primeiro lugar para o curso de Medicina, Vittoria acredita que a forma de avaliação facilitou a aprovação. No entanto, a conquista não dispensou sacrifícios.

Moradora da cidade de Coxim, distante 245 quilômetros de Campo Grande, a estudante fez as duas primeiras etapas onde morava, mas no terceiro ano se mudou para Capital e conseguiu bolsa de estudos em uma insitituição particular na intenção de reforçar os estudos e ter noção da concorrência que tinha a frente. Chegou a estudar 12 horas por dia.

Mesmo com número menor de vagas ofertadas (a maior é disponibilizada via vestibular e Enem), Vittoria aponta a realização da avaliação seriada como um dos motivos para o bom desempenho e ingresso no curso mais concorrido da instituição. “A concorrência é entre pessoas que estão no mesmo nível. Nas outras avaliações, o conteúdo abordado é mais amplo e concorremos com pessoas que estão há cinco anos no cursinho, por exemplo”.

Com a meta da aprovação alcançada, a aluna planeja o futuro profissional. “É um sonho. É algo que quero realizar como projeto de vida. É uma ferramenta [a medicina] que quero utilizar para ajudar as pessoas. É uma profissão que quero por amor mesmo”, revelou.

Do meio, Ismael Garnes, cursou o ensino Médio no Colégio Militar, em Campo Grande, e conquistou o primeiro lugar no Curso de Audiovisual, pelo Passe da UFMS (Foto: Arquivo Pessoal)
Do meio, Ismael Garnes, cursou o ensino Médio no Colégio Militar, em Campo Grande, e conquistou o primeiro lugar no Curso de Audiovisual, pelo Passe da UFMS (Foto: Arquivo Pessoal)

Para Ismael Luiz Garnes Vilanova, 18 anos, a primeira colocação no curso de Audiovisual se deve a possibilidade de medir o desempenho em cada disciplina nos três anos de avaliação.

“Nas primeiras fases minhas notas acabaram ficando baixas em comparação a terceira prova, porque no decorrer eu vi que seria uma possibilidade com mais chances de ingresso e me esforcei mais. Acabou que fui aprovado pelo Passe antes mesmo de verificar minha nota pelo Enem”.

O conteúdo direcionado, respaldado pelo edital, também facilitou a avaliação. “No Enem há muita interpretação. No Passe, as questões são mais diretas em relação ao conteúdo”, compara.

Passe - Adotado pela UFMS em 2017, o Passe disponibilizou 20% das vagas da insituição para este tipo de ingresso. No ano passado, foram 5.220 vagas ofertadas nos três processos para os 116 cursos de graduação na Cidade Universitária, em Campo Grande, e nos nove câmpus em todo o estado de Mato Grosso de Sul.

Foram disponnibilizadas 2.054 vagas para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada); 2.139 para o Vestibular, e 1.027 para a terceira etapa do Passe.

Nos siga no Google Notícias