ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 32º

Educação e Tecnologia

Projetos de pesquisas buscam preservação das águas em MS

Estudos envolvem reciclagem de produtos, análises ambientais e mudanças no Pantanal

Por Aline dos Santos | 24/03/2024 14:29
Águas no Pantanal de Mato Grosso do Sul. (Foto: Bruno Rezende)
Águas no Pantanal de Mato Grosso do Sul. (Foto: Bruno Rezende)

A Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul) investe R$ 180 milhões em projetos que ajudam a preservar os recursos hídricos locais.

As pesquisas envolvem reciclagem de produtos, análises ambientais, melhorias no planejamento urbano, além de estudos sobre o Pantanal.

"Por meio de nossos editais, como o Carbono Neutro, nós temos realizado esforços para garantir que os investimentos em tecnologia cheguem a todas as áreas do Estado. Não é diferente com a preservação de nossas águas. Nós da Fundect temos um compromisso de promover a pesquisa científica como ferramenta fundamental para o desenvolvimento, e isso inclui a gestão sustentável dos recursos naturais", afirma Márcio de Araújo Pereira, presidente da fundação.

Dentre os projetos, estão estratégia que inclui o tratamento de efluentes - líquidos resultantes do descarte do esgoto - para reutilização da água em atividades não potáveis, aliando-se às águas pluviais e pesquisa que emprega DNA metagenômico (material genético recuperado diretamente de amostras ambientais) para identificar micro-organismos bioindicadores de qualidade ambiental em Bonito

Além de projeto sobre as mudanças ambientais no Pantanal e pesquisa que estuda as possibilidades de uso de resíduos de chás e erva-mate como absorventes no tratamento de água.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias