ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JANEIRO, QUARTA  14    CAMPO GRANDE 24º

Educação e Tecnologia

UFMS sobe nota em 22 pós-graduações; UCDB alcança conceito inédito em MS

Relatório preliminar aponta melhoria em programas de mestrado ou doutorado

Por Guilherme Correia | 14/01/2026 17:35
UFMS sobe nota em 22 pós-graduações; UCDB alcança conceito inédito em MS
Corredor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande. (Foto: Henrique Kawaminami)

A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) teve 22 programas de mestrado e doutorado que subiram de conceito na Avaliação Quadrienal da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), referente ao período de 2021 a 2024.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) registrou avanço em 22 programas de pós-graduação na Avaliação Quadrienal da Capes, referente ao período 2021-2024. Entre os destaques, o Programa de Pós-Graduação em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste alcançou conceito 6. A Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) fez história ao conquistar nota máxima (7) no Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Local, primeira instituição do estado a atingir tal conceito. A universidade também obteve avanços nos Programas de Pós-Graduação em Biotecnologia e Educação, que subiram para conceito 6.

Já a UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) foi a primeira instituição, neste ano, que alcançou o nível máximo, 7, em um programa.

Os dados foram divulgados em publicação oficial no portal da instituição e se tratam de resultados parciais.

A Capes avalia os programas desde 1976 e utiliza critérios qualitativos e quantitativos definidos pela comunidade acadêmica. Notas variam de 1 a 7 e consideram aspectos como produção intelectual, inserção social, estrutura do programa e desempenho das linhas de pesquisa.

Entre os destaques da UFMS, o Programa de Pós-Graduação em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste, em Campo Grande, recebeu conceito 6.

Os programas que subiram para a nota 5 incluem Biologia Animal, Biologia Vegetal, Ciência dos Materiais, Comunicação e Estudos de Linguagens (campus de Campo Grande), Agronomia (Chapadão do Sul) e Educação (Pantanal).

Os programas agora com conceito 4 foram Estudos Culturais e Geografia (Aquidauana); Educação e Enfermagem (Três Lagoas); e Enfermagem (Campo Grande). Avaliado pela primeira vez, o curso de Engenharia de Produção recebeu conceito 3.

Outros 25 programas mantiveram a nota anterior, entre eles os mestrados e doutorados em Doenças Infecciosas e Parasitárias e em Ecologia e Conservação, ambos com conceito 6.

A reitora Camila Ítavo afirmou, na mesma publicação, que o resultado confirma o avanço dos programas de pós-graduação da universidade e que amplia possibilidades de cooperação e qualificação.

UCDB — O resultado preliminar da avaliação também trouxe marco histórico para Mato Grosso do Sul, já que pela primeira vez, o Estado passa a contar com programa de pós-graduação com nota máxima (7). Trata-se do Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Local da UCDB, que subiu do conceito 5 para o 7.

Criado em 1998, com doutorado iniciado em 2016, o PPGDL tem caráter interdisciplinar, estruturado em duas linhas de pesquisa: Cultura, identidade e diversidade na dinâmica territorial; e Políticas públicas e dinâmicas de inovação em desenvolvimento territorial.

Em publicação no site oficial de notícias da UCBD, o coordenador do programa, Michel Angelo Constantino, disse que esperava subir para 6, “mas alcançamos a nota máxima”. “Muitos docentes estão conosco desde o início, e isso gerou uma base sólida.”

Os Programas de Pós-Graduação em Biotecnologia e em Educação também subiram de conceito na instituição, passando de 5 para 6.

Pós-graduação no Estado — A UFMS possui 73 cursos de pós-graduação, conforme citado pela própria universidade em divulgação oficial do ano passado. No entanto, os dados completos mais atualizados, de 2024, indicavam que 50 programas estavam avaliados pela Capes.

Parte dos cursos mencionados pela UFMS inclui ofertas recentes, ainda em implantação ou aprovadas após o início do ciclo avaliativo 2021–2024, e por isso não apareciam naquela Avaliação Quadrienal. Dados novos estão esperados para serem divulgados até maio, conforme calendário oficial da Capes.

A UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) possui 30 programas de pós-graduação, mas não divulgou resultados parciais até à tarde desta terça-feira (14). O mesmo vale para a UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), que mantinha 12 programas listados em tabela de 2024.

A Universidade Anhanguera–Uniderp, por fim, mantém quatro programas.