ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
NOVEMBRO, SÁBADO  22    CAMPO GRANDE 33º

Educação e Tecnologia

Vestibular UEMS: veja horários, locais da prova e o que levar

Universidade estadual aplica o exame em 20 municípios do Estado neste domingo

Por Judson Marinho | 22/11/2025 12:51
Vestibular UEMS: veja horários, locais da prova e o que levar
Movimentação de candidatos para o vestibular do ano passado (Foto: Osmar Veiga/Arquivo)

Marcadas para o dia 23 de novembro de 2025, as provas do UemsVest 2026, vestibular da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), trazem uma série de orientações para os estudantes inscritos que não querem perder os horários de abertura e fechamento dos portões e ficam atentos às regras para não serem eliminados do vestibular.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O vestibular da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) para 2026 ocorrerá no dia 23 de novembro de 2025, com provas aplicadas em 20 municípios do estado. Os portões serão fechados às 8h, e atrasos resultarão em desclassificação. A prova, com duração de cinco horas, exige documento de identidade original com foto e permite apenas caneta esferográfica transparente de tinta azul ou preta. Equipamentos eletrônicos são proibidos, exceto celulares desligados e sem bateria, em embalagem lacrada. O edital detalha a distribuição de vagas, incluindo cotas para negros, indígenas, residentes de MS e pessoas com deficiência.

As provas serão realizadas neste domingo (23), no período matutino. Chegue cedo, porque os portões vão ser fechados pontualmente às 8h (horário de MS). Quem chegar após esse horário não poderá entrar, independentemente do motivo.

A Prova Escrita Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, terá cinco horas de duração.

De acordo com a UEMS, as provas serão aplicadas em 20 municípios do Estado, sendo realizadas simultaneamente em unidades da UEMS em Amambai, Aquidauana, Bataguassu, Campo Grande, Cassilândia, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dourados, Glória de Dourados, Ivinhema, Jardim, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas.

O edital disponibiliza, em anexo, a distribuição detalhada de salas, unidades e carteiras, permitindo que cada candidato consulte o espaço onde realizará o exame.

Para acessar a sala de prova, é obrigatório apresentar documento de identidade original com foto. São aceitos:

  • RG emitido por órgãos oficiais;

  • Carteiras profissionais (OAB, CRM, Crea etc.);

  • Passaporte;

  • Carteira de Trabalho;

  • CNH (somente modelo com foto).

Não são aceitos, mesmo que autenticados: cópias, certidões de nascimento, CPF, títulos eleitorais, carteiras estudantis, RANI (Registro Administrativo de Nascimento Indígena) ou documentos digitais que não estejam previstos no edital.

Em caso de perda ou roubo, o candidato poderá apresentar boletim de ocorrência emitido há no máximo 30 dias, sendo submetido à identificação especial.

O edital prevê tradutor-intérprete de Libras para candidatos com deficiência auditiva, com atuação limitada ao esclarecimento de dúvidas sobre a leitura de palavras ou expressões — sem tradução integral do conteúdo da prova.

A distribuição de vagas para o vestibular segue a Resolução CEPE-UEMS (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) nº 3.076/2025:

  • 20% para candidatos negros (pretos e pardos) que tenham estudado em escola pública ou com bolsa integral;

  • 10% para indígenas com os mesmos critérios de escolaridade;

  • 10% para residentes de MS há mais de 10 anos;

  • 5% para pessoas com deficiência (PCD) ou com transtornos globais do desenvolvimento.

Será permitido que o candidato leve sua própria garrafa de água individual de material transparente.

É recomendado que o estudante inscrito para realizar a prova porte somente caneta esferográfica de tinta azul ou preta, fabricada em material transparente, e um documento de identidade original com foto.

Condutas e itens proibidos - A entrada com equipamentos eletrônicos é proibida: celulares, tablets, notebooks, relógios, fones ou qualquer aparelho de comunicação.

Caso o candidato precise levar o celular, ele deverá estar desligado e sem bateria, acondicionado em embalagem lacrada fornecida pela organização. Também é proibido o uso de boné, gorro, chapéu ou óculos escuros durante a prova.

Também não será permitido, conforme informações do edital, o uso de lápis, lapiseira/grafite, marca-texto, borracha e/ou corretivo durante a realização das provas.

Entre as condutas que levam à eliminação estão:

  • portar celular fora da embalagem lacrada;

  • comunicar-se com outros candidatos;

  • usar materiais não permitidos;

  • portar armas;

  • ausentar-se da sala sem acompanhamento de fiscal;

  • recusar-se a entregar o material da prova.