ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Enquetes

Duas a cada 5 pessoas nunca fizeram teste para covid

Conforme resultado da enquete, 60% dos respondentes já fizeram o procedimento

Guilherme Correia | 07/05/2021 07:24
Exame sorológico para detecção da covid-19 analisa amostra de sangue do paciente (Foto: Henrique Kawaminami)
Exame sorológico para detecção da covid-19 analisa amostra de sangue do paciente (Foto: Henrique Kawaminami)

A cada cinco pessoas, duas dizem nunca ter feito teste para detectar se haviam contraído covid-19. Conforme enquete do Campo Grande News, 60% afirmam que já fizeram o procedimento ao longo dos mais de 12 meses da pandemia.

A testagem feita com muita frequência é um dos métodos mais eficazes para realizar o controle da disseminação de uma doença, e por isso, os que testam positivo para o coronavírus têm de ser mantidos em isolamento, seguindo normas sanitárias, até que se recuperem.

O leitor Samuel Dutra, por exemplo, diz ter feito pelo menos 11 testes em todo o período pandêmico. Apesar disso, o relato da leitora Vera Luz diz respeito a dificuldade que alguns têm na hora de buscar esse exame: "Nunca fiz. Gostaria de fazer, mas no momento eu não posso pagar", comenta.

Entre os testes mais populares, estão o RT-PCR, considerado "tipo ouro" já que tem uma eficácia muito grande para determinar se alguém está ou não doente no momento em que coletou.

Além dele, o exame sorológico - que em alguns locais pode ser o "teste rápido" - consegue detectar se a pessoa tem anticorpos para o vírus, e por isso estimar se ela já teve ou não covid-19 em um intervalo determinado de tempo. Vale lembrar que essa opção possui uma chance considerável de apresentar "falso positivo" ou "falso negativo".

Por fim, o teste de antígeno é visto como uma opção mais barata do RT-PCR, além de ter resultado que sai com muito mais facilidade, apesar de não ter a mesma eficácia (ter cerca de 90% de chance de acertar se a pessoa está doente ou não).

Dados da SES (Secretaria Estadual de Saúde) indicam que há mais de 757 mil pacientes com notificação referente a covid-19. Isso inclui registros daqueles que morreram, que estão internados, ou que testaram positivo.

Além disso, há também todos os casos "descartados" e portanto, pode indicar uma estimativa de quantos testes foram feitos no Estado - cerca de uma a cada quatro pessoas já fizeram exame.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade


Nos siga no Google Notícias