ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JUNHO, DOMINGO  23    CAMPO GRANDE 24º

Enquetes

Enquete: 97% dos leitores não pretendem doar dinheiro para candidatos

Pré-candidatos e partidos políticos estão liberados para receber doações de apoiadores

Por Clara Farias | 17/05/2024 08:10
Site para receber doações em campanha eleitoral (Foto: Clara Farias)
Site para receber doações em campanha eleitoral (Foto: Clara Farias)

A maioria dos leitores, 97%, não está disposto a doar dinheiro para ajudar o candidato nas eleições deste ano. Apenas 3% dizem que doariam. O resultado foi obtido por meio da enquete do Campo Grande News, de quinta-feira (16).

Nas redes sociais do jornal, os leitores comentaram que estão sem dinheiro para apoiar os pré-candidatos. Rosa Rosa é uma dessas pessoas. "Tenho 0,01 centavos e nem esse vai [para o candidato]", explicou. O perfil de casal de Cláudio e Joelma Marcolino, ironiza que fará uma doação. "Doarei o número do meu pix e se o candidato quiser, ele quem vai me doar", finalizou o leitor.

No entanto, a "doação" mencionada pelo leitor configura crime eleitoral e é proibida no país, conforme o Artigo 299 da Lei nº 4.737. O crime de corrupção eleitoral caracteriza-se como “dar, oferecer, prometer, solicitar ou receber, para si ou para outrem, dinheiro, dádiva ou qualquer outra vantagem, para obter ou dar voto e para conseguir ou prometer abstenção, ainda que a oferta não seja aceita”.

Doação para candidatos - Pré-candidatos e partidos políticos estão liberados para receber doações de apoiadores. A Justiça Eleitoral lembra que os pré-candidatos e pré-candidatas podem divulgar a vaquinha virtual, mas sem pedir votos. As doações podem ser realizadas apenas por pessoas físicas, e é obrigatória a emissão de recibo para qualquer tipo de transição bancária.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Nos siga no Google Notícias