ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, QUARTA  02    CAMPO GRANDE 15º

Enquetes

Leitores apontam saúde física e mental como prioridade para envelhecer bem

Para a geriatra Ana Carolina Sawaris, envelhecer com saúde e autonomia é resultado de escolhas cotidianas

Por Viviane Oliveira | 02/07/2025 07:14
Leitores apontam saúde física e mental como prioridade para envelhecer bem
Idosos reunidos durante fórum (Foto: Paulo Francis)

A maioria dos leitores, 69%, que participaram da enquete do Campo Grande News nesta terça-feira (2), consideram a saúde física e mental o fator mais importante para envelhecer com qualidade. Outros 25% destacaram a independência financeira, enquanto 3% citaram o apoio da família e 3% a vida social ativa.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Em enquete realizada pelo Campo Grande News, 69% dos leitores indicaram a saúde física e mental como principal fator para um envelhecimento de qualidade. A independência financeira foi apontada por 25% dos participantes, enquanto apoio familiar e vida social ativa somaram 6% das respostas. A geriatra Ana Carolina Sawaris destaca que envelhecer bem é resultado de escolhas diárias, incluindo alimentação adequada, sono de qualidade e exercícios regulares. Segundo ela, o futuro do cuidado com idosos deve priorizar uma abordagem mais humanizada e menos protocolar.

A enquete também gerou comentários nas redes sociais. “Saúde física e mental em primeiro lugar”, reforçou Denise Ychiyama Oshiro. Já Vladimir Roberto afirmou: “Não ser roubado pelo governo já é um começo. "Ter paz e estar de bem com a vida, só isso", comentou Sônia Maria.

Para a geriatra Ana Carolina Sawaris, envelhecer com saúde e autonomia é resultado de escolhas cotidianas e começa antes dos 60 anos. “Envelhecer bem não é uma questão de sorte, e sim de estratégia. Envolve alimentação de verdade, sono de qualidade, movimento regular, bons vínculos e propósito de vida”, afirma.

Segundo a médica, um dos maiores mitos sobre envelhecer é acreditar que tudo que acontece com a idade é "normal". "Cair, esquecer coisas, perder energia ou depender de outras pessoas não deve ser aceito como destino. Com acompanhamento certo, é possível sim viver com saúde, clareza e autonomia por muito mais tempo", disse.

Leitores apontam saúde física e mental como prioridade para envelhecer bem

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias